A competição do evento de robótica irá decorrer a partir das 14 horas, no Pavilhão Municipal de São Miguel, sendo a parte da manhã dedicada a treinos e a verificações técnicas.
Participam no concurso equipas do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), das Universidades de Aveiro, de Coimbra e de Deusto (Espanha), da Escola Secundária do Forte da Casa, do Agrupamento de Escolas da Sé (Guarda), da Associação Desenvolver o Talento (Guarda), do Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira (Leiria), do Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque (Guarda) e da Escola Secundária Campos Melo (Covilhã), entre outras.
Segundo a organização, o concurso Robô Bombeiro “põe à prova pequenos robôs móveis e autónomos com a missão de encontrar e apagar um incêndio, simulado por uma vela, num modelo de uma casa formado por corredores e quartos”.
A atividade anual também tem como objetivo promover a robótica e proporcionar um evento estimulante e divertido, onde estudantes e professores possam usar a robótica como uma ferramenta educativa.
Nas edições anteriores participaram “algumas das mais prestigiadas instituições académicas nacionais”.
“Contudo, este ano, o concurso foi também aberto à participação de instituições de ensino espanholas”, refere o IPG em comunicado enviado à agência Lusa.
Segundo a comissão organizadora, vão ser atribuídos três prémios para a Classe Standard e igual número de galardões para as classes Sénior e Robôs com Pernas.
Haverá ainda sete prémios especiais para distinguir o Espírito de Inventor, o Robô Mais Pequeno, a Melhor Apresentação Técnica Formato Poster, a Melhor Apresentação Técnica Formato Vídeo, o Melhor Robô do IPG e o Melhor Robô com kit NXT4You, referem os promotores.
A cerimónia de entrega de prémios da 13.ª edição do concurso Robô Bombeiro está prevista para as 18h30 de sábado.