CIM da Beira Baixa defende majoração para fomentar a natalidade na região

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) defende que as medidas para fomentar a natalidade devem ser majoradas nos territórios onde essa redução é estrutural e não conjuntural.

“Há dois tipos de redução da natalidade: uma que é conjuntural e que advém desta crise, e outra, estrutural, que já se verificava antes, nomeadamente em regiões como a que integra esta comunidade intermunicipal”, declara o presidente da CIMBB.

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa inclui os concelhos de Castelo Branco, Proença-a-Nova, Penamacor, Idanha-a-Nova, Vila Velha de Ródão e Oleiros.

João Paulo Catarino explicou que a CIMBB defende que “as medidas que venham a ser tomadas pelo Governo para fomentar a natalidade tenham em conta estas duas realidades”.

E, onde a crise da natalidade é estrutural, os territórios “têm que ser substancialmente apoiados com uma majoração em relação aos restantes, senão continuar-se-á sempre pior e nunca mais se corrigem as assimetrias”, adianta.

Segundo o presidente da CIMBB e da Câmara de Proença-a-Nova, “é fundamental haver essa majoração positiva para os territórios onde a redução da natalidade é estrutural”.

Neste sentido, a CIMBB decidiu “sensibilizar” o Governo para que “esta realidade seja atendida” em futuras medidas de fomento à natalidade.

João Paulo Catarino sublinha ainda que, com a crise e a atual conjuntura, a redução substancial da natalidade passou a ser um problema nacional.


Conteúdo Recomendado