Celorico da Beira inaugura hoje “Casas do Castelo” no dia do Feriado Municipal

Carlos Ascensão disse ainda que o Dia do Feriado Municipal, Celorico da Beira presta tributo e releva a figura de Sacadura Cabral, um “ilustre filho da terra”, que foi o mentor da viagem aérea entre Lisboa e o Rio de Janeiro, em 1922.

O município de Celorico da Beira inaugura esta segunda-feira, dia do Feriado Municipal, que coincide com a data de nascimento de Sacadura Cabral, o projeto “Casas do Castelo”, que faz a ligação com o castelo da vila.

As comemorações do Feriado Municipal de Celorico da Beira, que coincidem com as celebrações do Centenário da Travessia Aérea do Atlântico Sul, por Sacadura Cabral e Gago Coutinho, incluem inaugurações, cerimónias oficiais, lançamentos de livros e atividades culturais, entre outras iniciativas. E estão a decorrer desde sexta-feira.

Para as 12h30 desta segunda-feira está marcada a inauguração das “Casas do Castelo” e de uma exposição temporária alusiva a Sacadura Cabral e Gago Coutinho, com espólio disponibilizado pelos museus da Marinha e do Ar.

O presidente da autarquia de Celorico da Beira, Carlos Ascensão, disse que a requalificação do espaço “Casas do Castelo”, que resultou da reabilitação de dois imóveis adquiridos pelo município, custou 550 mil euros e teve uma comparticipação comunitária de 85%.

Com a execução da obra, na opinião do autarca, o município que lidera conjugou “dois aspetos positivos”: “A reabilitação urbana, que é importante, e também [a criação de] um espaço que não só nos dá uma acessibilidade ao castelo bastante interessante, como também serve de espaço de interpretação do castelo e espaço museológico”.

O espaço “Casas do Castelo” é considerado pelo responsável como “uma mais-valia” para dinamizar o turismo local, por fazer a ligação com o castelo da vila e possibilitar a realização de “mais visitas” ao monumento.

Carlos Ascensão disse ainda que o Dia do Feriado Municipal, Celorico da Beira presta tributo e releva a figura de Sacadura Cabral, um “ilustre filho da terra”, que foi o mentor da viagem aérea entre Lisboa e o Rio de Janeiro, em 1922.

Esta segunda-feira, realiza-se o hastear da bandeira, nos Paços do Concelho (10h30), seguindo-se uma romagem à estátua de Sacadura Cabral, o descerramento de uma placa comemorativa do Centenário da Travessia Aérea do Atlântico Sul e a inauguração das “Casas do Castelo” e da exposição temporária alusiva a Sacadura Cabral e Gago Coutinho.

Durante a tarde haverá um momento musical (17 horas) e o lançamento do livro “A grande aventura – Na primeira travessia aérea do atlântico Sul”, de Mário Correia (17h30).

As comemorações terminam pelas 21h30 com a atuação da Banda de Música da Força Aérea (Centro Cultural).


Conteúdo Recomendado