Castanheiro de Guilhafonso foi a 3ª mais votada no concurso “Árvore do Ano”

Ao pódio sobem também, em segundo lugar, a Azinheira de Alportel (São Brás de Alportel, Faro) com 2.879 votos e, em terceiro, o Castanheiro Gigante de Guilhafonso (Pêra do Moço, Guarda) com 2.863 votos.

O Eucalipto de Contige foi o vencedor da 6ª edição nacional da Árvore do Ano, e irá representar Portugal no concurso internacional deste ano, sendo seguido pela Azinheira de Alportel e pelo Castanheiro Gigante de Guilhafonso.


Este ano o público elegeu o Eucalipto de Contige, localizado na freguesia e concelho de Satão, com 3.046 votos, “numa das votações mais renhidas de sempre entre os 3 primeiros lugares”.


Considerada pela Universidade de Aveiro “a maior árvore classificada de Portugal”, a sua plantação remonta a 1878, quando se abriu a Estrada das Donárias. Este exemplar com aproximadamente 140 anos manteve-se apesar de todas as intervenções urbanísticas e rodoviárias na sua envolvente.


“Este eucalipto está classificado como de interesse público desde agosto de 1964, onde pelas suas dimensões já era uma árvore notável. Julga-se que a sua plantação por volta de 1870 esteve ligada à celebração do nascimento de uma das filhas do proprietário – Dr. Luís Xavier”, refere a UNAC — União das Organizações de Agricultores para o Desenvolvimento da Charneca.


Ao pódio sobem também, em segundo lugar, a Azinheira de Alportel (São Brás de Alportel, Faro) com 2.879 votos e, em terceiro, o Castanheiro Gigante de Guilhafonso (Pêra do Moço, Guarda) com 2.863 votos.


Nesta edição, o público decidiu entre 10 árvores candidatas, num total de cerca de 20 mil votos registados.


Quanto à restantes àrvores a concurso, em quarto lugar ficou a Oliveira Real de Tavira, seguida pelo Plátano do Palácio da Anadia (Viseu), o sexto lugar é ocupado pela Oliveira dos Faraós (Abrantes), o Metrosídero ou Árvore-do-Fogo (Mafra) ficou em sétimo lugar.


Os últimos três lugares foram ocupados pela Oliveira Milenar (Lagoa), pela Oliveira de Casais de São Brás (9º lugar), terminando com o Carvalho de Calvos situado na Póvoa de Lanhoso.


O Eucalipto de Contige irá representar Portugal no concurso europeu Tree of the Year, cujas votações decorrerão online durante o mês de fevereiro de 2023.


A UNAC – União das Organizações de Agricultores para o Desenvolvimento da Charneca é a associação portuguesa responsável pela criação do Concurso Árvore do Ano.


Conteúdo Recomendado