Castanha foi "rainha" este fim de semana em Arrifana

Img 1370

Vinte e quatro participantes e trinta e dois produtos compuseram a 5ª Mostra Gastronómica da Castanha de Arrifana, num evento que teve como objetivo a divulgação e valorização deste fruto de outono.

Pudim de Castanha, Arroz-Doce de Castanha, Pastel de Castanha, Bolo de Castanha, Tiramisu de Castanha e Tarte de Castanha foram algumas das propostas que evidenciaram a versatilidade deste produto endógeno. Entre doces e salgados, os pratos fizeram as delícias dos visitantes deste evento, promovido pela USDRA – União Social Desportiva e Recreativa de Arrifana, com o apoio da Freguesia de Arrifana e do Município da Guarda.

Durante dois dias a castanha foi o destaque nesta aldeia do concelho da Guarda, que pela quinta vez organiza este evento que tem como objetivo promover o património gastronómico, dinamizar a economia local e valorizar a castanha, como um produto de excelência.

Assim, no sábado, dia 4 de novembro, decorreu o 2º Festival do Caldo de Castanha, seguido da atuação de Leonel e os Encantos d’ Arrifana. Já no domingo, dia 5 de novembro, decorreu a apresentação do livro “Diziam os Antigos…”, da autoria de Jorge Lage, considerado o maior especialista na castanha, sua história, cultura e tradições, seguindo-se a palestra dedicada à castanha e à sua importância na alimentação em Portugal. No decorrer da Mostra Gastronómica da Castanha, o júri apreciou os pratos a concurso, em duas categorias, restauração e particulares.

Na categoria restauração, a Pensão Aliança conquistou o primeiro prémio, seguida do Restaurante “Armazém dos Grelhados” e do Restaurante “Solar da Beira”, que conquistaram o segundo e terceiro prémio, respetivamente. Já nos particulares Maria Cunha foi a grande vencedora, seguida de José Manuel Jerónimo e Conceição Monteiro.

A animação musical também não faltou e foi abrilhantada pelo Grupo de Cavaquinhos do Mileu.


Conteúdo Recomendado