Casa Municipal da Cultura de Seia integra Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP)

Com esta credenciação é permitido que o equipamento cultural senense se candidate a uma linha de apoio à programação da RTCP, que abre em outubro, em data a anunciar.

Segundo uma nota informativa da Direção Geral das Artes a Casa Municipal da Cultura de Seia integra agora a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP).


Com esta credenciação é permitido que o equipamento cultural senense se candidate a uma linha de apoio à programação da RTCP, que abre em outubro, em data a anunciar.


A adesão à rede visa promover a cooperação entre os equipamentos credenciados, permitindo incentivar a circulação de obras artísticas em território nacional, o aumento do número de coproduções entre entidades, bem como a valorização e qualificação de recursos humanos especializados. Esta medida permitirá atenuar as assimetrias regionais e promover a coesão territorial no acesso à cultura e às artes em Portugal.


Às 50 entidades artísticas anunciadas no final de agosto, juntam-se agora 31 novos teatros, cineteatros e outros equipamentos culturais que vão integrar a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP). De norte a sul do país, 81 entidades artísticas vão passar a funcionar em rede em prol de uma oferta cultural de qualidade e diversificada.


Das 89 entidades que submeteram os seus pedidos de credenciação, 81 foram selecionadas, sendo que dos restantes oito pedidos, cinco estão em fase de audiência para apresentação de novos contributos para a decisão final — até dia 4 de outubro de 2021.


Estes equipamentos têm agora, de acordo com a Portaria n.º 106/2021, de 25 de maio, a possibilidade de se candidatarem ao concurso de apoio à programação da RTCP, que abre em outubro, em data a anunciar.

Pode consultar a lista das entidades credenciadas AQUI.


Conteúdo Recomendado