Casa de Saúde Bento Menni renova instalações

A Casa de Saúde Bento Menni, na Guarda, está a remodelar a zona do internamento. Parte dos trabalhos já terminaram e foram apresentados no passado dia 27 de março, dia em que terminaram as comemorações do centésimo aniversário da morte de Bento Menni.

«Estamos a celebrar 20 anos do centro e por isso achamos que era o momento de dar uma remodelação, um visual diferente e ter sobretudo uma perspetiva ainda mais humanizada», explicou a diretora-gerente da casa, a Irmã Isabel Morgado. As obras decorrem na zona de internamento, estando já finalizada a remodelação de um dos pisos, onde os quartos estão agora «mais pessoais» e cada um com instalação sanitária. Também as zonas comuns, como o refeitório e a sala, sofreram alterações, sendo «um espaço maior e mais acolhedor». O arquiteto Paulo Piçarra, responsável pelos trabalhos, adiantou que «houve a preocupação de tornar o espaço o mais luminoso possível», tendo sido dada atenção à luz natural e às cores suaves. «Cada quarto tem uma cor de forma de facilitar a identificação do espaço por parte de cada utente», exemplificou.

No final desta intervenção, a Irmã Isabel Morgado espera ter 170 camas e irá privilegiar a entrada de doentes mentais. Segundo a responsável, «ainda existe um grande estigma da sociedade em aceitar doentes mentais» e espera poder criar na Guarda «uma resposta inovadora a nível de demências para evitar situações limite». A diretora-gerente do Bento Menni confessa ter «o sonho» de conseguir envolver mais a cidade na instituição para que possa «intervir a tempo e facilitar a reabilitação destes doentes».


Conteúdo Recomendado