Segundo a autarquia presidida pelo socialista Amílcar Salvador, as obras, que já foram adjudicadas, estão orçadas em 418 mil euros mais IVA.
A intervenção visa dotar o espaço comercial, onde se realiza grande parte do mercado semanal local, de “condições adequadas e de conforto tanto para os comerciantes que aí exercem habitualmente a sua atividade como para o público consumidor”.
A Câmara Municipal de Trancoso reconhece, em nota enviada à agência Lusa, que se trata de um investimento prioritário, a par da recuperação dos edifícios dos Paços do Concelho e do Palácio Ducal, “dado o seu evidente estado de degradação”.
“Há já alguns anos que o Mercado Municipal de Trancoso, para além de não proporcionar quaisquer condições de conforto a comerciantes e consumidores, representava mesmo um grave perigo para a segurança dos utentes, pois apresentava alguns locais com possibilidade de derrocada iminente”, refere a fonte.
O Mercado Municipal, situado fora das muralhas da cidade de Trancoso, próximo das portas d’ El Rei, acolhe cerca de meia centena de comerciantes de vários setores.
A Câmara Municipal de Trancoso lembra no comunicado que “nos primeiros anos do atual mandato autárquico concentrou os seus esforços na recuperação financeira do município, reduzindo substancialmente a dívida existente”.
Aquela autarquia do distrito da Guarda “pretende agora iniciar um período em que, dentro da efetiva disponibilidade financeira e aproveitando as oportunidades abertas pela execução do Portugal 2020, possa fazer face à realização dos investimentos prioritários para o concelho”.