Câmara do Sabugal aprovou orçamento para 2019 no valor de 19,9 ME

A Câmara do Sabugal aprovou a proposta de orçamento municipal para 2019, no valor de 19,9 milhões de euros, com o qual pretende dinamizar a economia local, valorizar as pessoas e promover o território.

O orçamento foi aprovado por maioria pela Câmara Municipal do Sabugal, presidida por António Robalo (PSD), com a abstenção dos três vereadores do PS.

Segundo o município, o orçamento para 2019 regista um ligeiro aumento relativamente ao de este ano, que foi de 19,7 milhões de euros.

De acordo com a autarquia, os documentos previsionais foram elaborados “com base nos princípios elementares da prudência, do rigor, da transparência e do equilíbrio”.

Na apresentação do documento, o município liderado por António Robalo assume que o orçamento tem como missão “dinamizar a economia local, valorizar as pessoas, promover o território e melhorar a qualidade dos serviços prestados”.

“O grande desafio estratégico é conter o despovoamento, promover o território, atrair investimentos que criem emprego e fixem população no concelho, assegurar o desenvolvimento e a contínua elevação da qualidade de vida dos cidadãos, prestando um serviço público de qualidade”, lê-se.

Segundo a fonte, “é determinante para o concelho a criação de emprego, o reforço do investimento e do setor produtivo”.

“Vamos continuar o esforço de captação de investimento, dinamização e diversificação da economia, que valorize a produção e crie emprego, assente numa estratégia de promoção económica do concelho, de valorização e qualificação de infraestruturas económicas, de participação em redes supramunicipais de valorização e promoção do território, facilitando e identificando oportunidades assentes nos nossos recursos com potencial de diferenciação”, promete a autarquia.

Os documentos que em 2019 vão orientar a atuação do município do Sabugal, no distrito da Guarda, pretendem “apostar no desenvolvimento económico com a implementação de sistemas e regulamentos criadores de um ambiente favorável ao investimento (Estratégia Municipal de Apoio às Empresas e Emprego)” e “promover um conjunto de iniciativas de promoção do Sabugal, da marca Sabugal, do território, dos seus valores patrimoniais, dos seus recursos diferenciadores, da sua genuinidade cultural, da sua atratividade turística e do potencial endógeno gerador de riqueza”.

O município prevê reforçar a colaboração com as Juntas de Freguesia, apoiar projetos dinamizadores da economia local, combater o insucesso e o abandono escolar e desenvolver o Plano de Ação para a Regeneração Urbana da Sede de Concelho.

Implementar medidas de eficiência energética, valorizar os núcleos históricos e o património natural e reforçar as relações transfronteiriças, são outros dos propósitos.

O orçamento do município do Sabugal vai ser discutido na próxima reunião da Assembleia Municipal.


Conteúdo Recomendado