Câmara da Guarda oferece sacos em pano para o pão

A campanha de sensibilização ambiental será promovida, na quinta-feira e na sexta-feira, em padarias e pastelarias da Guarda que fazem a venda de pão.

A Câmara da Guarda vai oferecer sacos de pano para o pão aos clientes das padarias e pastelarias da cidade, no âmbito de uma campanha de sensibilização para prevenir a produção de resíduos.

A campanha de sensibilização ambiental será promovida, na quinta-feira e na sexta-feira, em padarias e pastelarias da Guarda que fazem a venda de pão refere uma nota informativa da autarquia.

Segundo a nota, a campanha que vai passar por 16 padarias/pastelarias da cidade tem início às 11 horas, na Padaria do Mileu, “com a distribuição de sacos reutilizáveis aos consumidores para transporte de pão, à semelhança dos que faziam serventia diária” nas décadas de 1970 e de 1980.

“Esta ação tem em vista prevenir a produção de resíduos e a poupança de recursos, que tem como foco o princípio da reutilização, transmitido através do apelo e recuperação de hábitos ‘antigos’ de utilização de materiais resistentes e duradouros, por oposição aos descartáveis”, é justificado na nota.

A fonte refere ainda que, “para além das questões materiais e financeiras, tão oportunas no contexto económico atual”, a campanha “alia os conceitos de reaproveitamento e conservação às problemáticas ambientais prementes, as quais se refletem, igualmente, nos impostos da fiscalidade verde aplicados aos sacos de plástico”.

A iniciativa, que visa o cumprimento de objectivos de reutilização, é organizada pelo município da Guarda em parceria com a empresa SUMA (Serviços Urbanos e Meio Ambiente S.A).

Através desta campanha o município da Guarda assegura que “a tradição volta a ser o que era”.

A campanha vai passar por 16 padarias/pastelarias da cidade, nomeadamente no Forninho da Estação; Padaria Pão Quente Nova Gente; Lili Cari Pão Quente; Doce Miminho; Farinha Mágica; Padaria do Mileu; Pastelaria Rossio; Padaria do Bonfim; Pastelaria Cristal; Padaria das Véritas; Pastelaria Colmeia; Padaria Pão D’Art; Pastelaria Quebra Gelo; Pastelaria Avenida; Pastelaria Cidade Doce e Pastelaria Euro Latina.


Conteúdo Recomendado