Biblioteca Municipal da Guarda Celebra o 817º Aniversário da Cidade e promove o livro e a leitura

No âmbito das Comemorações do 817º Aniversário da Guarda, a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL) realiza na próxima quinta-feira, dia 24 de novembro, às 11h30, uma visita guiada à exposição de Livros raros que fazem parte do seu fundo documental.

A biblioteca possui verdadeiros tesouros bibliográficos que nunca foram expostos ou mostrados ao grande público. Atendendo à sua raridade e valor poderão ser agora vistos, até ao dia 29 de novembro.

Ainda a propósito da celebração do Dia da Cidade, nos dias 24 e 25, o grupo VicenTeatro estará na biblioteca para representar a peça O Guarda da Guarda que Guarda a Guarda, destinada a alunos do 1º e 2º CEB das escolas do concelho. Trata-se de uma peça sobre a lenda da fundação da cidade da Guarda, fruto de uma batalha entre o Rei das Astúrias D. Afonso III e os Sarracenos, no final da qual, o rei de Portugal descobre que o guerreiro que destroçou as tropas inimigas não é um homem e sim uma bela e esbelta donzela, de sua graça Ana. D. Afonso III ordenou a D. Menendo Peres, pai de Ana, que construísse um castelo e que se tornasse o guarda da cidade da Guarda.

Para além das iniciativas inseridas nas comemorações do aniversário da cidade, a biblioteca promove a apresentação de ANUBIS, o último livro de Rodrigo Santos, por Daniel Rocha, no dia 29, pelas 18 horas.Rodrigo Santos é o ‘galo’ da Guarda. Cria livros de autor desde 2006 e esta será a primeira apresentação pública do seu trabalho.

Por fim, dia 30, às 9h30, uma Oficina de ciência, por Alina Louro, encerra o destaque dedicado à vida e obra da cientista Marie Curie, que a BMEL tem promovido ao longo deste mês.

A iniciativa integra as comemorações do Dia Internacional das Cidades Educadoras e conta com a participação de utentes da Casa de Saúde Bento Menni, especializada em saúde mental.


Conteúdo Recomendado