Os autarcas da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) deliberaram, por unanimidade, apoiar a localização do novo aeroporto em Santarém.
A localização do novo aeroporto neste local foi uma das áreas escolhidas, no âmbito da avaliação ambiental estratégica do futuro aeroporto, segundo resolução do Conselho de Ministros.
Os autarcas da CIMBSE referem que se trata de uma localização “estratégica” que servirá o país e a região Centro, e enumeram um conjunto de vantagens, nomeadamente, “a sua localização geográfica, as acessibilidades, ou seja, a sua proximidade de importantes vias rodoviárias e ferroviárias garantindo uma maior mobilidade, melhoria do tempo médio de acesso dos passageiros ao aeroporto, a proximidade da região transfronteiriça, bem como, um potencial turístico e desenvolvimento económico”, segundo uma nota informativa enviada ao Portal Beira.pt.
A CIMBSE reconhece “a importância estratégica de contar com um aeroporto internacional que sirva como porta de entrada para o nosso país e que promova o desenvolvimento económico, turístico e social de todos os municípios envolvidos”.
Esta posição do conselho intermunicipal da CIMBSE está em articulação e sintonia com a declaração conjunta das Comunidades Intermunicipais da Região de Leiria, da Região do Médio Tejo, da Região da Beira Baixa e da Região de Coimbra.