Atenção ao guarda-chuva. Semana será chuvosa (com granizo e trovoada)

De acordo com o IPMA, “os aguaceiros serão mais prováveis nas regiões Centro e Sul, particularmente no interior, e no período da tarde”.

Esta semana, não se esqueça do guarda-chuva. Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), de 22 a 28 de maio o estado do tempo será marcado por aguaceiros, incluindo granizo, trovoada e rajadas de vento.

“A partir de dia 21, domingo, uma depressão com expressão em altitude condicionará o estado do tempo em Portugal continental, situação essa que já tem sido verificada nos últimos dias nas regiões do Baixo Alentejo e Algarve, e que se prolongará o resto da semana”, esclareceu a entidade, em comunicado.

Nessa linha, são previstos aguaceiros, “que poderão ser localmente fortes”, granizo, e ainda trovoada e rajadas de vento. Contudo, e de acordo com o IPMA, “esta situação tem uma variabilidade espacial e temporal elevada, pelo que a sua previsão é sempre difícil com antecedência”.

Ainda assim, o organismo ressalvou “os aguaceiros serão mais prováveis nas regiões Centro e Sul, particularmente no interior, e no período da tarde”.

No que toca ao vento, este “predominará do quadrante leste em geral fraco, podendo soprar com mais intensidade no litoral oeste do quadrante norte, durante o período da tarde, e nas terras altas”.

Por fim, mas não menos importante, o IPMA deu conta de “uma divisão no território com valores positivos a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela e negativos a sul desse sistema”. Esperam-se, assim, valores de temperatura máxima ao longo da semana entre 20 e 28 °C e valores de temperatura mínima entre 7 e 12 °C no interior Norte e Centro, e entre 10 e 15 °C no restante território.

De notar que, esta segunda-feira, os distritos de Évora, Faro, Setúbal, Santarém, Beja e Portalegre vão estar sob aviso amarelo entre as 12h00 e as 21h00 devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada e rajadas fortes, que poderão ser sob a forma de granizo.


Conteúdo Recomendado