Associação do concelho de Gouveia recolhe fundos para prevenção e reflorestação

A campanha foi iniciada a 17 de fevereiro e vai decorrer até 10 de abril.

A Associação Veredas da Estrela, com sede em Figueiró da Serra, Gouveia, no distrito da Guarda, está a promover uma ação de recolha de fundos para aplicar em ações de prevenção e reflorestação de áreas ardidas.

A coletividade abrange as aldeias de Figueiró da Serra e Freixo da Serra e surgiu após os incêndios de 2017 e 2022, com o objetivo de “abrir novos caminhos para o futuro”.

Após o incêndio de agosto de 2022, a associação já organizou quatro ações de voluntariado para limpeza e recuperação de áreas ardidas, mas quer “chegar mais longe” e lançou uma campanha de ‘crowdfunding’ (acessível na plataforma https://ppl.pt/causas/estrela) para angariar verbas.

A campanha foi iniciada a 17 de fevereiro e vai decorrer até 10 de abril.

Até hoje, angariou 3.320 euros do total de 28 mil que pretende reunir.

A presidente da direção da Veredas da Estrela, Corinna Lawrenz, disse hoje à agência Lusa que a associação tem quatro objetivos principais: prevenção e combate de incêndios (criar faixas de proteção em redor das aldeias e fazer a primeira intervenção), recuperar os ecossistemas afetados em 2022, apoio à pastorícia tradicional e “manter as comunidades vivas”.

“A campanha [de ‘crowdfunding’] surge um bocadinho nessa perspetiva de querer dar passos maiores para conseguirmos fazer isso”, disse.

Assim, a recolha de fundos inclui, por exemplo, “a compra de máquinas básicas para as ações de voluntariado”, mas também a possibilidade de, por exemplo, pagar a um tratorista “que possa fazer uma limpeza num terreno que faça parte da faixa de proteção”.

“Como estas duas aldeias não têm baldio, uma das nossas preocupações também é criarmos terrenos que sejam da comunidade. Portanto, também temos na campanha esse objetivo de comprarmos um souto ardido [com dois hectares de área] e recuperarmo-lo, dentro dessa faixa de contenção, mas também enquanto projeto comunitário”, explicou.

Segundo Corinna Lawrenz, a campanha está a ter “alguma aceitação”, mas se a associação não conseguir reunir a verba total “não é grave”, porque irá trabalhar com o que conseguir e procurar fazer o máximo possível.

A Associação Veredas da Estrela também pretende intervir num antigo caminho público, no lugar das Regadas, em Freixo da Serra, para o inserir numa rota pedestre oficial que está a ser “desenhada” com a Câmara Municipal de Gouveia.

A campanha vai permitir que a coletividade, que está a dar os primeiros passos, possa “trabalhar de uma forma mais sustentável” e desenvolver projetos “sempre com uma forte base de voluntário e comunitária”, vincou.

As aldeias de Figueiró da Serra e Freixo da Serra, situadas na encosta norte da Serra da Estrela, foram “fortemente atingidas pelo grande incêndio de agosto de 2022” e “praticamente metade da sua área foi devastada pelas chamas”, lembrou a associação.

“Foi a segunda vez, depois de 2017, que muitos dos 400 habitantes perderam quintas e projetos de uma vida. Um terreno público à volta das lagoas de regadio, reflorestado em fevereiro de 2022 pela comunidade com cerca de 1.000 árvores, voltou a arder”, indicou.

Com o segundo grande incêndio registado num período de cinco anos, “começou a crescer a vontade da comunidade de voltar a alcançar controlo e determinar o seu próprio destino”.

A Associação Veredas da Estrela “junta não só várias gerações, como também pessoas de diversas nacionalidades, cruzando ideias e perspetivas de quem sempre lá viveu e de quem mudou para lá recentemente”.


Conteúdo Recomendado