Assembleia Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela elege nova mesa

José Amaral Veiga foi hoje eleito presidente da mesa da Assembleia da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela

José Amaral Veiga foi hoje eleito presidente da mesa da Assembleia da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, numa sessão realizada na Guarda e que teve o ato eleitoral como único ponto.

A eleição, realizada na Sala António de Almeida Santos, no edifício dos Paços do Concelho da Guarda, contou apenas com uma lista apresentada pelo PS e liderada por José Amaral Veiga, que também preside à Assembleia Municipal de Trancoso.

O ato eleitoral decorreu hoje, após a eleição para a mesa da Assembleia da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) não se ter concretizado em fevereiro, por os eleitos socialistas terem abandonado a sessão.

Hoje, dos 39 deputados presentes (do total de 42, sendo 21 PS, 18 PSD e três independentes), 23 votaram a favor da lista e 16 votaram em branco.

Para a mesa da Assembleia da CIM-BSE foram eleitos José Amaral Veiga (presidente, de Trancoso), Catarina Mendes (vice-presidente, Covilhã), Alexandre Gonçalves (secretário, Sabugal), Sara Almeida (suplente, Gouveia) e José António Pina (suplente, Fundão).

O ato eleitoral de hoje foi o ponto único da sessão marcada por José Amaral Veiga, na qualidade de eleito mais velho nas autárquicas de setembro de 2021, após parecer da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

No dia 02 de fevereiro, na Mêda, os eleitos do PS na nova Assembleia Intermunicipal abandonaram a sessão sob protesto e o encontro terminou cerca de uma hora após o início, por falta de quórum.

Naquele dia, a Assembleia da CIM-BSE, a primeira realizada após as eleições autárquicas, começou pelas 10:30 e terminou cerca de uma hora depois, após a tomada de posse dos novos eleitos presentes, uma vez que a bancada do PS abandonou a sala sob protesto, por a mesma não ter permitido a participação de eleitos que estavam em confinamento devido à covid-19.

O deputado do PS Cláudio Rebelo (Mêda) alertou, logo no início da sessão, que os socialistas iriam abandonar a sala caso a mesma não fosse realizada ‘online’, com a possibilidade de participação dos eleitos ausentes por motivos de confinamento.

Cerca de uma hora depois, após a tomada de posse dos eleitos presentes (para o mandato 2021-2025), o PS cumpriu a promessa e 18 dos 20 deputados eleitos (dois estavam em confinamento) abandonaram a sala, obrigando ao encerramento da sessão, por falta de quórum.

A reunião apenas cumpriu o primeiro ponto da ordem de trabalhos e foi encerrada.

Após o episódio, a CIM-BSE pediu um parecer à CCDRC, que propôs que a nova primeira sessão fosse convocada “pelo eleito mais antigo já instalado no ato de instalação da assembleia intermunicipal”, o que se verificou, com a convocatória a ser assinada por José Amaral Veiga, que hoje foi eleito presidente.

A nova mesa vai agora convocar uma sessão para, entre outros assuntos, discutir e aprovar o Plano de Atividades e Orçamento da CIM-BSE para 2022.

Até lá, segundo o presidente do conselho intermunicipal da comunidade, Luís Tadeu, que é também o presidente da Câmara Municipal de Gouveia, a gestão será feita “em regime de duodécimos”.

O novo presidente da assembleia, José Amaral Veiga, que sucede a Nuno Soares (PSD, de Manteigas), prometeu trabalhar para o desenvolvimento da região.

A CIM-BSE, com sede na Guarda, é constituída por 15 municípios, sendo 12 do distrito da Guarda (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Meda, Pinhel, Seia, Sabugal e Trancoso) e três do distrito de Castelo Branco (Belmonte, Covilhã e Fundão).


Conteúdo Recomendado