Aprovada Certificação do “Bracejo de Sortelha – Sabugal”

Segundo uma nota informativa da autarquia foi aprovada a certificação do “Bracejo de Sortelha – Sabugal”. Para a edilidade esta aprovação traduz-se “em mais um importante passo no reconhecimento e preservação desta arte tradicional do concelho, esperando, também, que possa ser uma oportunidade para impulsionar este produto artesanal único”.


A Câmara Municipal apresentou o caderno de especificações técnicas para a certificação do “Bracejo de Sortelha – Sabugal”, documento que fundamentou este processo e respetiva inscrição no Registo Nacional de Produções Artesanais Tradicionais Certificadas, bem como o correspondente registo de indicação geográfica junto do Instituto Nacional da Propriedade Industrial acrescenta a autarquia.
Esta certificação vai garantir a qualidade e autenticidade da produção, mas também uma forma de diferenciar e singularizar o “Bracejo de Sortelha – Sabugal”.


Recorde-se que o “Bracejo de Sortelha – Sabugal” é um produto artesanal único, com uma imagem forte e singular, facilmente identificável no conjunto das técnicas de trabalhar fibras vegetais. Embora o bracejo exista e se trabalhe noutros locais do país, a particularidade da técnica da espiral cosida, desenvolvida há já longos anos no concelho, em especial na Aldeia Histórica de Sortelha, confere-lhe um aspeto e características diferenciadoras.


Conteúdo Recomendado