Após o Carnaval regressa o inverno, com massa de ar polar a atingir Portugal

A partir de quinta-feira, a temperatura mínima deverá ser inferior a 10°C em todo o território, e negativa no interior Norte-Centro, onde poderá chegar até aos -2°C.

Depois de umas ‘tréguas’ primaveris, em que a temperatura se mostrou convidativa à chegada do Carnaval, eis que a semana de 20 a 26 de fevereiro deverá ser marcada pela descida gradual da temperatura e por aguaceiros, principalmente nas regiões do Norte e Centro.


A chuva trará também uma massa de ar polar, ditando o regresso das mantas e dos cobertores, a meio da semana.


Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), nesta terça-feira, dia de Carnaval, “existe uma probabilidade superior a 80% de ocorrer precipitação a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela”, enquanto no litoral a norte do rio Vouga há 10 a 15% de hipótese de que a precipitação seja forte.


Desde segunda-feira, 20 de fevereiro, que a temperatura máxima está em queda, devendo atingir valores entre os 4 e os 10°C no interior Norte e Centro, e entre os 10 e os 16°C no restante território, até ao final da semana.


Por seu turno, a temperatura mínima deverá continuar sem alterações significativas até quarta-feira, com variações entre cerca de 0°C na Serra da Estrela, e de 10 a 12°C na faixa costeira.


Já a partir de quinta-feira, a temperatura mínima deverá ser inferior a 10°C em todo o território, e negativa no interior Norte-Centro, onde poderá chegar até aos -2°C. Na Serra da Estrela, os termómetros poderão atingir os -5°C, diz o IPMA.


“Estas condições meteorológicas devem-se inicialmente à influência de uma depressão em altitude, e à passagem de uma superfície frontal fria a meio da semana, que trará uma massa de ar polar que deverá permanecer sobre o Continente até ao próximo fim de semana”, esclarece o organismo, que aponta que será ainda “monitorizada a possibilidade de queda de neve nas regiões montanhosas de maior altitude do Continente”.


Conteúdo Recomendado