APAL-SIM adquire primeira viatura e apresenta imagem institucional

Apal Viatura

A Águas Públicas em Altitude -Serviços Intermunicipalizados (APAL-SIM) adquiriu uma viatura de desobstrução, a primeira daquela entidade que integra os municípios da Guarda, Celorico da Beira, Manteigas e Sabugal constituída em fevereiro deste ano.

A aquisição deste veículo dotado de diverso equipamento vai aumentar a eficiência e a eficácia dos serviços prestados nos quatro concelhos ao nível da desobstrução e limpeza de coletores de esgotos e águas pluviais.

A viatura foi apresentada na quinta-feira, dia 19 de dezembro, na sede da APAL-SIM, no edifício do Condão, na Guarda, numa sessão que contou com a presença dos presidentes de Câmara dos quatro municípios. O presidente da Câmara da Guarda e presidente do Conselho de Administração da APAL-SIM, Sérgio Costa, realçou o simbolismo da aquisição da viatura por ser a primeira dos serviços e destacou a importância do investimento para a melhoria da prestação dos serviços nos quatro concelhos. «É uma viatura mais ágil, adaptada às novas tecnologias, mais inovadora e também mais fácil de ser manuseada pelos trabalhadores para conseguirmos ter mais eficiência e mais eficácia na prestação dos serviços nestes quatro concelhos», sustentou o autarca.

Na ocasião foi também apresentada a imagem institucional da APAL-SIM, já a ser usada pelos serviços e colocada na sede. O edil da Guarda considerou ser mais um sinal para demostrar, de forma gradual, que a APAL-SIM está a consolidar-se. Sérgio Costa relembrou que a preocupação dos quatro municípios envolvidos é conseguir ganhar escala na prestação do serviço à população.

Para o presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira, Carlos Ascensão, a aquisição da primeira viatura representa a ambição e o trabalho que está a ser feito em conjunto pelos quatro municípios. «Juntos conseguimos ir mais longe. Estamos todos unidos com o mesmo objetivo que é prestar o melhor serviço às pessoas», sustentou. O autarca ressalvou que ainda há muito para fazer para melhorar todo o sistema e que esta sinergia simboliza o trabalho que os municípios pretendem fazer.
O autarca do Sabugal, Vítor Proença, considera que com este investimento a nova entidade «mostra robustez e estrutura» apesar de ainda estar num processo de organização. O autarca acredita que dadas as caraterísticas da viatura adquirida pela APAL-SIM vai ser vai ser possível melhorar a qualidade do serviço prestado nos quatro concelhos.

No caso de Manteigas, a aquisição da viatura de desobstrução representa uma mais valia acrescida, porque sempre que era necessário este equipamento o Município tinha de contratar serviço externo. «Com esta união e operacionalização dos serviços conseguimos intervir», sublinha o autarca, Flávio Massano. Para o presidente da Câmara de Manteigas esta viatura é um sinal importante para demonstrar aquilo que está a ser feito. «Quando a conjugação de esforços é trabalhada dá este resultado», sustenta.


Conteúdo Recomendado