Antiga escola de Seia acolhe Centro Interpretativo da República Afonso Costa

A Câmara Municipal de Seia vai reabilitar o edifício da antiga Escola Primária Afonso Costa, naquela cidade, para acolher o futuro Centro Interpretativo da República Afonso Costa, foi hoje anunciado.

A autarquia refere em comunicado que já celebrou o contrato com a empresa adjudicatária da obra que foi consignada pelo valor global de 599.871,87 euros (mais IVA) e tem um prazo de execução de 365 dias.

Segundo a nota hoje enviada à agência Lusa, o investimento integra o Plano Estratégico de Reabilitação Urbana (PEDU SEIA 2020,) que foi delineado pelo município de Seia e que tem uma comparticipação do FEDER de 85%.

A fonte refere que a reabilitação do edifício da Escola Primária Afonso Costa, “uma das escolas do designado programa Escolas Adães Bermudes, tem em vista a criação na cidade de um equipamento cultural de referência regional/nacional com as valências de investigação conservação e divulgação do conhecimento sobre a República”.

A requalificação do edifício contempla a criação de espaços funcionais destinados à instalação das valências associadas à tipologia de centro interpretativo/estudos e investigação, nomeadamente espaços de investigação, áreas de consulta pública e expositiva, atividades científicas e culturais, arquivo, biblioteca e serviços educativos, indica a nota.

De acordo com a fonte, o projeto “visa recriar a vivência do universo político da primeira República, com particular enfoque num dos seus principais obreiros, o senense Afonso Augusto da Costa”, que nasceu em Seia em 06 de março de 1871 e que morreu em Paris, em 11 de maio de 1937.

Afonso Costa, que também foi advogado, académico e diplomata, foi “uma das mais eminentes personalidades da vida portuguesa do primeiro quartel do século XX”, segundo a Câmara Municipal de Seia.


Conteúdo Recomendado