Alunos de uma Escola da Covilhã vencem prémio "Portugal Sou Eu”

Quatro alunos do 12º ano do curso de Mecatrónica da Escola Secundária Campos Melo conquistaram, no final do ano passado, o primeiro lugar no Concurso Nacional de Empreendedorismo realizado no “Primeiro Fórum – Portugal Sou Eu”, com a apresentação do projeto – “Vassoura com Espátula”.

Os alunos surpreenderam o júri com o projeto que explicaram à RCB “o nosso projeto pretende ajudar pessoas de meia-idade, com problemas na coluna, ou seja, nós inventámos na vassoura o que nenhuma tem, ou seja, uma vassoura com espátula que não precisa de se baixar para tirar algo agarrado ao chão, como por exemplo uma pastilha, é só rodar a vassoura ao contrário, e tem uma espátula pronta a utilizar.”

Os alunos foram desafiados pelo professor de Aplicações em Mecatrónica para terem uma ideia que iriam levar à fase distrital do concurso, em Castelo Branco, onde obtiveram o segundo lugar  “foi numa brincadeira, estávamos na aula, ninguém sabia o que é que havia de fazer para apresentar em Castelo Branco, começamos a deitar coisas para o ar e saiu essa ideia”. Uma ideia que surpreendeu o próprio professor. José Luís Pereira admite a surpresa pela obtenção do primeiro lugar no concurso a que concorreram uma centena de projetos de todo o país tendo passado à final apenas uma dezena “fiquei, porque é uma ideia diferente, quando ela surgiu estranhei, mas precisamente por isso é que venceu, porque os outros era tudo o que já existe e eles apresentaram uma coisa que não havia no mercado e foram premiados por isso”.

Orientados pelo professor José Luís Pereira, os alunos Miguel Batista, Ricardo Palmeirão, Ruben Sousa e Rui Carvalho obtiveram o primeiro prémio no concurso nacional “Portugal Sou eu” que consistiu num cabaz de produtos inovadores e exclusivamente portugueses. Quanto ao futuro do produto, está tudo em aberto, para já os jovens pensam em terminar o 12.º ano.


Conteúdo Recomendado