Aluno da UBI preside a Associação Nacional de Estudantes de Medicina

É a segunda vez que um aluno da UBI preside a este órgão, tendo sido eleito Duarte Sequeira em 2014.

André Fernandes, aluno no 5º ano de Medicina, foi eleito para a presidência da Associação Nacional de Estudantes de Medicina. A cerimónia de Tomada de Posse ocorre hoje, dia 10 de janeiro, pelas 14 horas, no Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde, estando aberta à comunidade.

A nova Direção compromete-se  “a manter a qualidade da formação médica em Portugal – que tem vindo a ser ameaçada ao longo dos últimos anos – como o principal foco da sua atuação. Os médicos são uma das bases do Sistema Nacional de Saúde e, caso não sejam adequadamente preparados ao longo da sua vida para a profissão que irão exercer, todo o Sistema será danosamente afetado” sublinha André Fernandes que ainda acrescenta que “ A ANEM irá acompanhar de perto as implicações do Novo Regime do Internato Médico (Decreto-Lei n.º 86/2015), continuando a trabalhar por um planeamento integrado dos recursos em saúde em Portugal e uma adequação entre a formação médica pré e pós-graduada.”

Paulo Pinheiro, atual Presidente do Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade da Beira Interior irá também integrar a próxima Direção da ANEM, ocupando o cargo de Tesoureiro.

A ANEM/PorMSIC, Associação Nacional de Estudantes de Medicina / Portuguese Medical Students’ International Committee é a Federação que agrega as Associações e Núcleos das oito Escolas Médicas portuguesas, representantes dos estudantes de Medicina em Portugal.

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM), fundada em 1983, é a legítima representante dos cerca de 12 mil estudantes de Medicina em Portugal. Além de organizar anualmente diversas atividades de carácter formativo, assumindo-se como um promotor de um ensino médico pleno e diversificado, tem como principal missão a defesa, ao mais alto nível, dos interesses dos seus estudantes junto das mais diversas entidades, como sejam as governativas, a Ordem dos Médicos ou diversos stakeholders na área da Saúde.

André Fernandes, com 22 anos de idade, é natural da Covilhã, encontra-se no 5º ano do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade da Beira Interior. Iniciou o seu percurso Associativo no Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade da Beira Interior, preside agora a ANEM, após ter sido Tesoureiro e Coordenador de Informação e Imagem da mesma Associação.


Conteúdo Recomendado