Aldeias Históricas promovem Cimeira Internacional em Idanha-a-Velha

O evento vai acontecer nos dias 15, 16 e 17 de novembro e contará com a presença de oradores nacionais e internacionais.

Nos dias 15, 16 e 17 de novembro, a histórica catedral de Idanha-a-Velha recebe a “International Summit: Cultural Sustainable Destinations without Borders”, uma inédita cimeira internacional promovida pelas Aldeias Históricas de Portugal, segundo a organização. Trata-se de uma iniciativa que contará com a presença de oradores nacionais e internacionais.

Uma cimeira inédita nos objetivos a que se propõe – definir o conceito de “Destino Turístico Alternativo” e sensibilizar para a necessidade de haver uma política comum direcionada para os destinos turísticos alternativos – que vai ter como palco a histórica Catedral de Idanha-a-Velha.

Nesse sentido, são sete as necessidades identificadas pela associação Aldeias Históricas de Portugal que vão merecer uma profunda discussão e reflexão: Reflexão e definição do conceito “Turismo/Destino Turístico Alternativo”; Mecanismos de atuação e de regulação focados na sustentabilidade, cooperação, qualificação do destino e seus agentes; Políticas de financiamento adaptadas aos territórios e seus agentes; Medidas específicas de gestão orientadas para um turismo responsável e sustentável; Formas de cooperação no setor da distribuição e comercialização; Referencial para o desenvolvimento de políticas públicas e estratégias empresariais para os destinos turísticos alternativos, à escala internacional; e um plano de trabalho para a criação/consolidação de áreas/destinos transfronteiriços.


Conteúdo Recomendado