Aldeia Histórica de Sortelha recebe festa inspirada na lenda do “Beijo Sem Fim”

A organização promete “um dia recheado de atividades” e de “surpresas para habitantes e visitantes” da Aldeia Histórica de Sortelha.

A Aldeia Histórica de Sortelha vai acolher, hoje, dia 17, uma festa do ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”, que decorrerá com participação presencial limitada devido à pandemia causada pela covid-19.

A Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal refere em comunicado que a festa vai ter como mote a “mítica lenda do ‘Beijo Sem Fim’”.

“Conta a lenda que, no tempo em que Portugal lutava pela reconquista das Beiras aos mouros, a filha do alcaide de Sortelha ter-se-á apaixonado pelo príncipe mouro. Trocaram mensagens e presentes, até que um dia combinaram encontrar-se. Mas a mãe da donzela, sempre vigilante, decidiu segui-la. Praticante de bruxarias, assim que os dois se beijaram, amaldiçoou-os, transformando-os em pedra. Surgiram, assim, os curiosos penedos de Sortelha, que até hoje são conhecidos como as Pedras do Beijo Eterno”, lê-se.

A organização promete “um dia recheado de atividades” e de “surpresas para habitantes e visitantes” da Aldeia Histórica de Sortelha, no concelho do Sabugal.

Segundo a nota, “o beijo que dá mote à festa não poderá ser trocado este ano, devido à pandemia por covid-19, mas nos olhos das gentes que vivem na Aldeia Histórica estará espelhado o seu afável ‘bem receber’ e o seu amor a Sortelha”.

Devido à pandemia, a participação presencial na iniciativa será limitada, mas a transmissão por ‘live streaming’, no Facebook das Aldeias Históricas de Portugal, “permitirá a todos viver e sentir a festa em Sortelha”.

A organização adianta que hoje ao longo do dia vão decorrer várias atividades que “evocam a famosa lenda e recordam curiosidades e estórias sobre o povo e a Aldeia Histórica de Sortelha”.

O programa do evento “Sortelha – Beijo Sem Fim” inclui uma visita guiada ao património geológico e geomorfológico da aldeia (10 horas), um ‘workshop’ e passeio fotográfico (14 horas), um piquenique (16 horas), o concerto “Segue-me à capela” (17h30) e uma roda de histórias (19h30).

A participação na iniciativa é gratuita, mas carece de inscrição prévia, que pode ser feita junto da Câmara Municipal do Sabugal (através do telefone 271 750 080 ou do ‘e-mail’.


Depois de Sortelha, o ciclo “12 em rede – Aldeias em Festa 2020” prossegue em Castelo Novo (24 de outubro), Idanha-a-Velha (31 de outubro) e Monsanto (07 de novembro).


Conteúdo Recomendado