Ações de fogo controlado na Serra da Estrela

O município de Gouveia, na Serra da Estrela, distrito da Guarda, anunciou que está a executar ações de fogo controlado previstas no Plano de Fogo Controlado, recentemente aprovado na Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

“O fogo controlado, também conhecido por fogo prescrito ou fogo frio, consiste em usar o fogo de forma muito específica e criteriosa, de forma a evitar danos nos ecossistemas, no ciclo da água ou no ciclo da renovação das comunidades vegetais”, refere a autarquia em comunicado.

Segundo a fonte, esta técnica, usada para a gestão dos espaços florestais, constituídos sobretudo por mato, “permite criar zonas tampão ou barreiras ao progresso de um possível incêndio florestal, renovar as pastagens para os rebanhos existentes ou melhorar os habitats cinegéticos, sobretudo para a caça menor”.

“As ações em causa são planeadas e executadas por técnicos habilitados para o efeito e permitem o treino operacional das entidades de proteção civil do concelho e do distrito, nomeadamente as equipas de bombeiros, as equipas de Sapadores Florestais, a Força Especial de Proteção Civil e a Unidade de Emergência de Proteção e Socorro”.


Conteúdo Recomendado