Ação "Vamos procurar a arquitetura" desafia escolas a aproximar jovens do património

Candidaturas encontram-se abertas até 30 de outubro 2015

Aproximar os jovens do espaço público e do património através de uma campanha de sensibilização junto das escolas é o objetivo da 2.ª edição da iniciativa «Vamos Procurar a Arquitetura», promovida pela Ordem dos Arquitetos – Secção Regional do Norte (OASRN). As candidaturas encontram-se abertas até 30 de outubro e destinam-se a escolas públicas e privadas dos distritos de Viana do Castelo, Braga,  Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda e Coimbra.

O desafio lançado aos alunos é observar e absorver a arquitetura, através dos seus cinco sentidos. Este ano a ideia é desenvolver um trabalho que explore a imagem e o conceito de «Espaço Público», relacionado com o edificado (edifícios, equipamentos, estruturas de transportes, de serviços, de espetáculos, de ensino, de lazer, entre  outros),  e/ou  com o espaço exterior, nomeadamente cidade,  praça,  rua ou  parque.

Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos das várias instituições de ensino serão posteriormente apresentados numa exposição conjunta no Museu Nacional de Soares dos Reis.

Com a ação «Vamos procurar a Arquitetura» pretende-se quebrar  barreiras  e aproximar a sociedade da arquitetura e dos arquitetos, trabalhar e desenvolver os conceitos fundamentais da arquitetura com os jovens, para que a resposta ao desafio, em forma e conteúdo, se confirme através de uma comunicação direta e participativa com a sociedade.


Conteúdo Recomendado