Abertas inscrições para Prémios Arribe

Já abriu o prazo de inscrição para os Prémios Arribe 2015 que distinguem os melhores vinhos produzidos em Portugal e Espanha. Produtores e adegas cooperativas devem candidatar-se até 24 de julho.

O concurso de “prova às cegas”, que já vai na 11ª edição, é promovido pela Associação Vinduero-Vindouro e realiza-se na localidade de Trabanca (Salamanca) nos dias 3, 4, 5 e 6 de agosto. Este ano, a organização disponibiliza um sistema de inscrição online através da sua nova página na internet (www.premiosvinduero.com) para que os interessados possam formalizar o registo dos seus vinhos de forma mais rápida. O Comité de Prova será composto, tal como em edições anteriores, por reconhecidos profissionais internacionais, que representam diversas denominações de origem de Espanha e Portugal. No ano passado participaram cerca de 400 vinhos de 53 denominações de origem dos dois países, dos quais 42 obtiveram o “Arribe de Ouro”, o prémio máximo atribuído a vinhos com pontuação superior a 90 pontos. O mais pontuado – e galardoado com o “Gran Arribe de Oro”, foi um vinho generoso da região de Málaga, o Arco de Moclinejo, da Bodega A. Muñoz Cabrera – DIMOBE, que obteve 99 pontos.

Tal como em concursos anteriores, os mais premiados foram vinhos do Douro e de La Rioja, duas das Denominações de Origem mais antigas da Península Ibérica. Já os vinhos da Beira Interior obtiveram três medalhas de ouro e uma de prata, foram eles os tintos Convento de Aguiar (Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo) e Piornos (Cooperativa da Covilhã), ambos de 2011, bem como o Quinta do Marechal, do produtor pinhelense Carlos Luis Almeida Gama, de 2011. A medalha de prata foi conquistada pela Adega de Figueira de Castelo Rodrigo com o Castelo Rodrigo Espumante Meio Seco, de 2013. Este ano, a organização vai começar a divulgar a nova designação do evento a partir de 2016 – Prémios Vinduero, «que, indubitavelmente, oferece mais possibilidades de marketing e promoção aos vinhos premiados».


Conteúdo Recomendado