A Festa da Castanha e da Jeropiga em Famalicão da Serra, no concelho da Guarda, começa hoje e prolonga-se até domingo, dia 10 de novembro, encerrando assim o Cartaz de 2019 do Ciclo de Festivais de Cultura Popular do Município da Guarda.
Segundo as Aldeias de Montanha, para além do tradicional Magusto Comunitário com a castanha que prospera numa das mais extensas áreas protegidas da Serra da Estrela, não vai faltar a jeropiga, feita nas pequenas adegas caseiras da aldeia, merecendo uma prova orientada por enólogos.
O programa inclui ainda demonstrações das práticas tradicionais e artefactos, como a cestaria em madeira de castanho, concertos e atuações de grupos de cantares e concertinas, showcookings e o teatro de Robertos – Para Miúdos e Graúdos.
Hoje, às 19h30, realiza-se a apresentação do Projeto da Rede de Aldeias de Montanha à comunidade local. No sábado, às 14 horas, abre a Feira Gastronómica e das Artes e o Mercado da Castanha, seguindo-se a apresentação da Classificação da Estrela como Geopark Mundial da UNESCO e uma tertúlia subordinada ao tema “A Importância da Castanha na Economia Local”.
Ao longo dos três dias estará em permanência a residência artística de Volker Schnüttgen, intitulada “Escutando a história de um castanheiro”, inspirada nas características do tronco de árvore encontrado e com o qual o artista alemão irá manter um diálogo mental e físico, face à matéria viva e natural com a qual trabalha, refere nota informativa das Aldeias de Montanha.
No domingo, dia 10, realiza-se um Percurso Interpretativo do Vale de Famalicão, promovido pelo Geopark Estrela. Durante a tarde, o certame é animado pelo grupo de Cantares “Cantarinhas de Famalicão” e pelo grupo de Concertinas “Os Foligaitos”, seguindo-se um Magusto Comunitário, a partir das 16 horas.
PROGRAMA
08 de novembro, sexta-feira
19h30 Apresentação da Rede de Aldeias de Montanha – Adiram
20h00 Jantar a Quatro Mãos – Chef Valdir Lubave e Chef Nuno Silva
Animação – “Grupo Ponto Dois”
09 de novembro, sábado
09h00 Recolha da Jeropiga
09h30 Encontros de Fotografia – Aldeias de Montanha – Famalicão da Serra
12h00 Arruada com Grupo de Bombos
14h00 Abertura da Feira Gastronómica e das Artes
Mercado da Castanha
15h00 Apresentação da Classificação da Estrela como Geopark Mundial da Unesco
Tertúlia “A Importância da Castanha na Economia local”, apresentada pelo Geopark Estrela – Junta de Freguesia
16h00 Concurso “Bolo de Castanha”
16h30 Animação – Bando da Terra Velhinha
17h30 Live Cooking – Chef Valdir Lubave
18h30 Teatro de Robertos – Para Miúdos e Graúdos
19h30 Entrega de Prémios do Concurso “Bolo de Castanha”
22h00 Concerto “Toques do Caramulo” (D´Orfeu)
10 de novembro, domingo
09h30 Percurso Interpretativo do Vale de Famalicão – Geopark Estrela
11h00 Animação de Rua
13h00 Prova de Jeropiga orientada por Rodolfo Queiroz
14h30 Grupo de Cantares “Cantarinhas de Famalicão”
15h30 Grupo de Concertinas “Os Foligaitos”
16h00 Magusto Comunitário
18h00 Concerto “Sebastião Antunes”
Em permanência: Street Art, por Bruno Miguel e Rosa Martins, residência artística de Volker Schnuttgen, oficinas de Criação para a infância.