Sobe e desce dos combustíveis continua na próxima semana

Gasolina e gasóleo deverão ter destinos diferentes na revisão de segunda-feira. Tendência dos mercados pode, no entanto, trazer surpresas até ao fecho de hoje.

Há esperança no horizonte para os portugueses com carro a gasolina. Olhando para as variações do combustível nos mercados internacionais, os postos de abastecimento deverão passar a vender a versão simples a um preço ligeiramente mais baixo na próxima semana.

A revisão não deverá ser muito significativa, mas a gasolina 95 sem aditivos deverá ficar pelo menos meio cêntimo mais barata por cada litro adquirido. A tendência, no entanto, não é igual no combustível mais utilizado em Portugal.

Depois de ter ameaçado ficar ao mesmo preço do início da semana passada, o gasóleo teve uma sessão de forte subida ontem e está a manter o crescimento de preço nas trocas de hoje, indicando um agravamento que poderá ultrapassar 1,5 cêntimos por litro.

As más notícias para os condutores podem em breve tonar-se em boas notícias, uma vez que o aumento dos preços dos combustíveis poderão permitir um alívio progressivo do Imposto sobre Produtos Petrolíferos aplicado nos postos de abastecimento. O Secretário de Estado Fernando Rocha Andrade deixou no ar a promessa de um corte de um cêntimo no imposto por cada quatro cêntimos de aumento nos preços da gasolina ou gasóleo.


Conteúdo Recomendado