Seis concelhos do distrito da Guarda em risco "máximo" de incêndio

Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Aguiar da Beira, Trancoso são os concelhos em risco.

Dezasseis concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Castelo Branco, Coimbra, Viseu e Guarda apresentam hoje risco ‘Máximo’ de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O instituto colocou em risco ‘Máximo’ de incêndio os concelhos de Monchique (Faro), Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei e Oleiros (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra, Arganil, Góis (Coimbra), Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Aguiar da Beira, Trancoso (Guarda), Sernancelhe e Moimenta da Beira (Viseu).

Em risco ‘Muito Elevado’ e ‘Elevado’ de incêndio estão vários concelhos de todos os distritos (18) de Portugal continental.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre ‘Reduzido’ e ‘Máximo’.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

No que diz respeito ao estado do tempo, o IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro do continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral a norte do cabo Raso até meio da manhã, vento em geral fraco do quadrante oeste, tornando-se moderado de noroeste a partir do final da manhã.

Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral, pequena descida da temperatura mínima nas regiões do interior e descida da máxima.

No sul prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade e ocorrência de aguaceiros dispersos, tornando-se pouco nublado a partir do início da manhã, vento em geral fraco de noroeste, tornando-se moderado a partir do final da manhã, e soprando de sudoeste na costa sul do Algarve durante a tarde e pequena descida da temperatura máxima na costa vicentina.

Para a Madeira, a previsão aponta para céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se geralmente pouco nublado nas vertentes sul da ilha da Madeira e nas zonas montanhosas e vento fraco a moderado predominando de nordeste, soprando por vezes forte em alguns locais montanhosos até ao início da manhã.

Para os Açores, prevê-se períodos de céu muito nublado com boas abertas e vento fraco, tornando-se bonançoso.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 17 e 29 graus Celsius, no Porto entre 15 e 23, em Vila Real entre 15 e 30, em Viseu entre 14 e 29, em Bragança entre 16 e 32, na Guarda entre 16 e 28, em Coimbra entre 15 e 28, em Castelo Branco entre 19 e 35, em Portalegre entre 17 e 34, em Santarém entre 15 e 32, em Évora entre 17 e 36, em Beja entre 18 e 36, em Faro entre 23 e 32, no Funchal entre 19 e 25, em Ponta Delgada entre 18 e 24, na Horta entre 18 e 26 e em Santa Cruz das Flores entre 19 e 26.


Conteúdo Recomendado