Catorze concelhos de cinco distritos do centro de Portugal continental apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet.
De acordo com o IPMA, Mação e Sardoal, (Santarém), Vila de Rei, Sertã e Oleiros (Castelo Branco) e Pampilhosa da Serra, (Coimbra) estão em risco máximo de incêndio hoje.
O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.
O cálculo é feito com base nos valores observados às 13 horas em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Na quarta-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 178 incêndios que foram combatidos por 4.445 operacionais, com o apoio de 1.102 meios terrestres e 105 aéreos.
Para hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado até ao início da tarde no litoral a norte do Cabo Raso.
O vento soprará em geral fraco do quadrante oeste, tornando-se moderado de noroeste a partir da tarde, com rajadas da ordem de 50 km/h no litoral a sul do Cabo Carvoeiro.
O organismo prevê também uma pequena subida da temperatura mínima, em especial no litoral, bem como uma pequena subida da temperatura máxima na região Sul.
Já em relação às temperaturas, as máximas vão oscilar entre os 23 graus Celsius previstos no Porto e em Viana do Castelo, as cidades mais frias hoje, contrastando com os 36 de máximas previstos para Évora e Beja, as cidades mais quentes.
Em Lisboa, vão variar entre 19 e 03 graus Celsius, em Bragança entre 13 e 31, em Viseu entre 13 e 29, em Coimbra 15 e 29, na Guarda 14 e 29, Portalegre entre 17 e 34, Évora e Beja entre 15 e 36, em Faro 21 e 31, em Santarém entre 16 e 31, no Funchal entre 21 e 27, em Ponta Delgada entre 20 e 25, em Angra do Heroísmo entre 19 e 25 e em Santa Cruz das Flores entre 18 e 25.