Depois de concretizadas as cinco etapas anteriores: a Rota do Pastor (Seia – Serra da Estrela), a Rota de Santa Cruz (Arcos de Valdevez), Rota do Arroz Carolino (Montemor-o-Velho), Rota dos Diabos (Vinhais), Rota do Quintalejo (Braga) e a Rota de Basto (Celorico de Basto), o último sábado de outubro finalizará o circuito de 2023.
A cidade, mais concretamente o Largo da Câmara, é o ponto de partida dos amantes das bicicletas todo-o-terreno, que utilizam este meio de transporte para fazerem cicloturismo, para conviverem à mesa e conhecerem os mais belos recantos do país.
Os cerca de três centenas participantes terão a oportunidade de conhecer os costumes e tradições locais e o património natural que a Serra da Estrela e as suas Aldeias de Montanha têm para oferecer.
Para além disso, esta tipologia de eventos permite aos atletas desfrutarem, sem stress competitivo, do tempo de permanência nas localidades e visitarem os museus e centros interpretativos locais, observarem o património cultural e desfrutarem do património natural e do vasto leque de trilhos, passando por límpidos rios e lagoas e floresta autóctone.
Os participantes poderão escolher mediante a disponibilidade física e de tempo, uma de duas hipóteses: uma mais curta, com cerca de 45 Kms e 1200 mts de acumulado ou, com maior dificuldade, um percurso de aproximadamente 65 kms, com 1700 mts de desnível positivo.
Este tipo de iniciativas de carácter lúdico-desportivo, concorrem para a valorização do património histórico-cultural e arquitetónico edificado e para a dinamização do tecido socioeconómico dos territórios, sem nunca descurar a política de ecossustentabilidade presente. Os participantes são persuadidos a contribuir para a “Pegada Positiva”, com um comportamento assertivo e responsável em matéria ambiental, atos valorizados e premiados pela organização.
Organizada pela Cabreira Solutions, com a parceria do Município de Seia, a prova é uma oportunidade para percorrer, sem pressas e sem cariz competitivo, os trilhos do concelho e apreciar as paisagens únicas da serra da Estrela.