Seia promove Semana Europeia das PME´s

“Seia Empreende e Inova” vai decorrer de 29 de setembro a 10 de outubro, promovida pela Câmara Municipal, em parceria com as associações empresariais locais, no âmbito da Semana Europeia das PME.

Uma iniciativa anual da Comissão Europeia, dinamizada no âmbito do ‘Small Business Act’ e coordenada pelo IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas), com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e a inovação na Europa, através da promoção de espaços de informação, conhecimento e parceria em toda a União Europeia.

A iniciativa tem por objetivo informar os empreendedores e empresários sobre apoios e programas disponíveis para o seu negócio, a nível europeu, nacional, regional e local, fomentar o espírito empreendedor, encorajando mais pessoas e em particular os jovens a criar o seu próprio negócio e reconhecer o contributo dos empreendedores para a prosperidade a nível Europeu, criação de emprego, inovação e competitividade.

O programa da atividade em Seia, concebido pela Câmara Municipal, Associação Empresarial da Serra da Estrela, Associação de Artesãos da Serra da Estrela e o Contrato Local de Desenvolvimento Local (CLDS) + SENA, tem como público-alvo empresários e potenciais empresários, empresas, jovens, entidades públicas ou privadas ou estabelecimentos de ensino, entre outros.

As atividades programadas pretendem abordar um conjunto transversal de temas, como sejam o empreendedorismo, os incentivos locais, regionais e nacionais para as PME, financiamento e formação profissional, entre outras, que pela sua diversidade propiciarão um ambiente favorável à interação entre os participantes, potenciando a partilha de experiências e de conhecimento, indutores de novas ideias que possam consubstanciar novas atividades empresariais ou expansão das existentes.

As atividades arrancam no dia 29, pelas 14h30, no Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), com a Conferência “Seia Empreende e Inova” e a apresentação do programa “Portugal Sou Eu”, a cargo do IAPMEI, seguindo-se a entrega dos Contratos LEADER aos projetos beneficiários do PRODER, com a presença da Gestora do Programa e a Diretora Regional de Agricultura e Pescas do Centro.

No dia 2, pelas 14h30, na Casa Municipal da Cultura, terá lugar uma conferência sobre “Economia Digital nas PME” e, no dia seguinte, haverá espaço para debate em ambiente informal, através de uma Tertúlia/Business Drink com jovens empresários, de diferentes setores de atividade, no Bar Senalonga Coffe & Bar.

Para os dias 30 de setembro e 7 de outubro, estão agendadas visitas do Executivo Municipal a várias empresas do concelho que se distinguem como bons exemplos e, no dia 1 de outubro, os alunos dos diferentes níveis de ensino terão a oportunidade de visitar várias unidades de produção.

No dia 8, a Casa da Cultura volta a receber, pelas 14 horas, um seminário, subordinado à temática “Formação Profissional: Fomentar Projetos de Vida, Um Factor Diferenciador”, destinado a técnicos, desempregados e alunos das escolas (secundária, profissional e superior), com os professores Luís Alcoforado (Univ. Coimbra) e António Melo (Escola Superior de Turismo e Hotelaria), onde terá lugar a apresentação “O Contributo do IEFP na Valorização Pessoal e no Desenvolvimento Local”, com o Diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional da Guarda, Luís Couto Paula. Um segundo painel versará a “Inovação e Empreendedorismo em Contexto Local”, com José Reina a falar sobre “A Formação Profissional em contexto empresarial”, através do exemplo da Ara Shoes, e a empresa BLC3 sobre “O Desenvolvimento do Território”.

Ana Abrunhosa, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), fará, no dia 9, pelas 14 horas, na Casa da Cultura, uma apresentação do Novo Quadro Comunitário e das oportunidades que o mesmo representa para as PME, seguindo-se a apresentação do Plano de Desenvolvimento Estratégico da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE).

A intensa jornada culmina, no dia 10, com um Jantar Networking “Seia – Concelho para Visitar, Viver e Investir”, que tem como convidado Francisco Banha, Presidente da Federação Nacional “Business Angels”, no qual o Presidente da Câmara Municipal, Filipe Camelo, apresentará os novos incentivos municipais à criação de emprego e investimento.


Conteúdo Recomendado