Seia acolhe Festival de Piano da Serra da Estrela

Piano Gd77663fd4 1280

A Casa Municipal da Cultura é palco, entre os dias 10 e 25 de junho, o IV Festival de Piano da Serra da Estrela.

O festival integra o habitual concurso destinado a jovens pianistas, que se apresentarão a provas distribuídos pelas categorias A (até aos 9 anos) a E (até aos 30 anos). A avaliação das provas ficará a cargo dos jurados Paulo Oliveira (Presidente do Júri) (Metropolitana, Lisboa), Jill Lawson (ESART, Castelo-Branco), João Bettencourt da Câmara (Universidade de Aveiro), Alexandra Mascolo-David (Michigan Central University) e Hugo Passeira (Conservatório de Música de Seia e Escola Profissional da Serra da Estrela).

A grande novidade desta edição prende-se com o Laboratório do Piano que ocorrerá nos dias 19 a 21 de junho. Neste evento, sujeito a inscrições, os participantes poderão frequentar masterclasses com os professores Fausto Neves (Universidade de Aveiro) e João Casimiro de Almeida (Universidade do Minho) e sessões de improvisação com os professores António Tilly (Conservatório de Música de Seia) e Hugo Passeira. A pontuar o final das atividades do Laboratório do Piano, haverá uma partilha do trabalho desenvolvido pelos participantes, no dia 21 de junho, pelas 18h30, na Casa Municipal da Cultura.

A propósito de concertos, destaca-se o recital do Rodrigo Teixeira (vencedor da edição de 2021 do FPSE e do Prémio Jovens Músicos 2022) que abrirá o festival no dia 10 de junho. Segue-se, no dia 18, o recital da Leonor Moisés (vencedora da Categoria Superior da edição de 2022 do FPSE); no dia 22, o concerto de grupos de câmara com jovens solistas da Escola Profissional da Serra da Estrela; e, finalmente, no dia 24, o recital do Francisco Cabrita (vencedor da Categoria Superior da edição de 2022). O último espetáculo insere-se no âmbito do Concurso de Piano, consistindo no Concerto dos Laureados da presente edição, na Casa Municipal da Cultura.

“De modo a aumentar a participação da população senense no festival, estará ainda patente, na Biblioteca Municipal, entre os dias 13 e 30 de junho, uma exposição coletiva de desenhos dos alunos dos Agrupamentos de Escolas de Seia e Dr. Guilherme Correia de Carvalho. A somar às novidades, conta-se ainda uma tertúlia orientada por Sérgio Viana sobre Psicologia da Música, no Museu no Pão, e uma sessão de cinema comentada pelo maestro Helder Abreu e pelo designer e filmmaker João Bernardo Ferreira, no Collegium Musicum”, refere a autarquia.

Esta edição é organizada por uma Direção Artística, sob a égide do Collegium Musicum – Conservatório de Música de Seia e do Município de Seia.


Conteúdo Recomendado