Sede da Banda da Covilhã reabre como Centro Cultural

O espaço que albergou durante várias décadas a biblioteca da Covilhã foi alvo e uma intervenção que custou 300 mil euros. A requalificação cria novos espaços para iniciativas culturais.

CCBC – Centro Cultural da Banda da Covilhã é como se vai designar a requalificada sede da Banda Covilhã, que reabre domingo, dia 3 de maio, após obras que custaram cerca de 300 mil euros.

O histórico edifício junto do Jardim Público, que já foi uma escola e biblioteca, passa a ter melhores condições para a aprendizagem musical e salas destinadas a oferecer propostas culturais para a população.

Um dos objectivos, explica a direção, foi dar mais e melhores condições à Academia de Música da Covilhã, Orquestra de Sopros da Covilhã e demais iniciativas ligadas à principal atividade da Banda da Covilhã.

Assim a Academia fica com três salas de formação, quatro estúdios, quatro salas de música de câmara, secretaria e sala de reuniões.

Mas há mais valências no “novo” edifício as duas salas maiores da antiga biblioteca foram reconvertidas. Uma em café-concerto Biblioteca e a outra em Salão de Recitais, “mas que adquire um carácter multiusos, visto que pode ser utilizado para exposições, sessões de cinema, teatro e dança”, segundo a instituição. “Ao mesmo tempo os sócios terão uma sala própria para poder ver TV, jogar e ler os jornais”, acrescenta a Banda.

A intervenção foi financiada por fundos comunitários via RUDE/PRODER que financiaram em cerca de 200 mil euros, dois terços do custo total.

A obra inclui uma segunda fase, designada de Pavilhão da Música, cujos trabalhos estão já a decorrer, e abrirá ao público a dia 10 junho, no decorrer da 3ª edição da Festa da Música.

No domingo, o programa da inauguração começa às 16h30, com a recepção aos convidados. A partir daqui, a cerimónia inclui o Hastear da Bandeira ao som do Hino 1º Dezembro interpretado pela Banda da Covilhã e a Interpretação de uma Marcha e a inauguração com a abertura da porta Nº3.

Segue-se a sessão Solene no Salão de Recitais, a Cerimónia de assinatura do protocolo de prolongamento de cedência de espaço, visita às instalações e um Porto de Honra no Café Concerto Biblioteca.


Conteúdo Recomendado