Saúl anima Festa da Transumância em Fernão Joanes (Guarda)

Durante a tarde irá realizar-se um Passeio pelo Património Pastoril no Museu de Meios, a montagem do Hotel Mil Estrelas em Eiras e a inauguração da Casa D. Vendeiro pelas 17h00.

A Festa da Transumância começa hoje, 24 de setembro, na freguesia de Fernão Joanes, no concelho da Guarda e prolonga-se até domingo, nesta que faz farte do ciclo de Festivais de Cultura Popular do Município da Guarda.


Estas festividades contam com “um programa rico em iniciativas ligadas ao Património Pastoril, Pedestrianismo, Turismo de Natureza e Cultural”, com o qual a Festa da Transumância assume, uma vez mais, “uma viagem ao imaginário pastoril e do seu património cultural material e imaterial, efetivo e afetivo, da comunidade de Fernão Joanes”, explicou a autarquia da Guarda.


A programação arrancou hoje, 24 de setembro, pelas 8h30, com a habitual Caminhada com Rebanho que leva os participantes a caminhar lado a lado com os rebanhos e respetivos pastores, durante cerca de 10 quilómetros.


Durante a tarde irá realizar-se um Passeio pelo Património Pastoril no Museu de Meios, a montagem do Hotel Mil Estrelas em Eiras e a inauguração da Casa D. Vendeiro pelas 17h00.


Para terminar, terá lugar ainda um Lanche com Merenda do Pastor e, ao final da noite, realiza-se um arraial popular com o cantor português Saúl.


No domingo, o dia começa com a missa de homenagem aos pastores, pelas 10h30, seguida do Almoço de Homenagem, às 13h00.


Durante a tarde de domingo será possível visitar o Mercado Tradicional, a partir das 15h00, e as festividades encerram-se com o Baile à Moda Antiga, agendado para as 18h30.


A iniciativa é organizada pela Junta de Freguesia de Fernão Joanes e Associação Cultural e Recreativa de Fernão Joanes.


Programa
Sábado (24 de setembro)

8h30 – Caminhada com Rebanho
13h00 – Almoço (Eiras)
15h00 – Passeio pelo património Pastoril (Museu de Meios)
16h00 – Montagem do Hotel Mil Estrelas (Eiras)
17h00 – Inauguração da Casa D. Vendeiro
19h00 – Lanche com Merenda do Pastor
22h00 – Arraial Popular com Saúl


Domingo (25 de setembro)
10h30 – Missa Homenagem aos Pastores
11h00 – Grupo de Bombos “Trocadalho do Carilho” de Gonçalo
13h00 – Almoço Homenagem
15h00 – Mercado Tradicional
16h00 – Rancho Folclórico do Centro Cultural da Guarda
18h30 – Baile à Moda Antiga


Conteúdo Recomendado