Santos populares festejados na Guarda com concurso “Boneca de Cristal”

A Câmara Municipal da Guarda vai comemorar os santos populares com a realização de festas em seis bairros da cidade, com feiras e com a segunda edição do concurso “Boneca de Cristal”, foi anunciado.

Cada bairro, na sua noite de festa apresenta a boneca alusiva à tradição de São João. A boneca costumava ser queimada na fogueira, mas, com a criação do concurso, a autarquia da Guarda decidiu premiar, no último dia dos festejos, a melhor “Boneca de Cristal”.

A autarquia refere em comunicado que os festejos acontecem entre sexta-feira e o dia 28, durante a iniciativa denominada “Santos do Bairro”, que é promovida pelo segundo ano.

“À semelhança do que aconteceu na primeira edição, em 2014, a Câmara Municipal da Guarda volta a associar-se aos bairros da cidade mais alta para um programa de festejos que se propõe animar as noites de verão”, é referido.

Segundo a fonte, “Santos do Bairro” visa dinamizar os bairros da cidade, tornando-os locais vivos de encontro e convívio, preservar as suas tradições como os bailes populares, a gastronomia da época e as tradicionais fogueiras de São João, criar um circuito de animação por toda a cidade e dinamizar o comércio local.

Aos tradicionais bailaricos, a autarquia juntou uma feira de artesanato e de gastronomia, marchas populares dos bairros participantes e a segunda edição do concurso “Boneca de Cristal”, aberto aos bairros que participam na iniciativa.

Para dinamizar o comércio local, este ano, a secular feira anual de São João, agendada para o dia 24, será realizada na zona envolvente do Mercado Municipal, no centro da cidade.

Com a decisão, a autarquia presidida por Álvaro Amaro, justifica que pretende revitalizar “um certame com mais de oito séculos e que teve origem com Dom Sancho I, em 1199”.

O programa “Santos do Bairro” começa na sexta-feira, no bairro de São Vicente, seguindo-se o bairro da Sequeira (dia 21), Alfarazes (22), Bairro da Luz (24), Bonfim (25) e Póvoa do Mileu (27).

O programa de animação da cidade da Guarda termina no domingo, dia 28, na Praça do Município, com uma grande festa de encerramento que incluirá animação musical, folclore, uma feira gastronómica e de artesanato, marchas populares, um baile e a queima da tradicional Boneca de São João elaborada pelos criadores locais Rosa Martins e Bruno Miguel.

Pelas 21h30, a organização anunciará o bairro vencedor do concurso Boneca de Cristal, que receberá um prémio atribuído pela Câmara Municipal da Guarda.


Conteúdo Recomendado