O Presépio é construído com recurso a materiais recolhidos na natureza, tais como troncos de castanheiros, heras e musgos, com uma ocupação de cerca de 1.500 m2. Esta recriação contempla diversas cenas bíblicas relacionadas com a Natividade, a uma escala em que os visitantes se sentem como parte integrante do mesmo.
Segundo a autarquia, ”a recriação do Presépio de Belém é complementada por um programa que oferece um conjunto de iniciativas para toda a família: momentos musicais, animação itinerante, oficinas dirigidas aos mais novos, mas também passeios de burro e de charrete”.
Na edição deste ano, a pista de gelo ecológica voltou à sua paragem de origem: Largo da Fonte, espaço que serve igualmente de pano de fundo à exposição de sensibilização ambiental de Eco-Árvores criada por Instituições Particulares de Solidariedade Social, Associações e Comunidade Escolar. O Largo é ainda berço do Mercadinho de Natal, que oferece uma panóplia de produtos e de artesanato, uma iniciativa promovida em parceria com a ADES – Associação Empresarial do Sabugal. Com o objetivo de dinamizar o comércio local, as ‘Montras de Natal’ descortinam, uma vez mais, a criatividade dos comerciantes atendendo à temática dos elementos naturais. Tendo como mote o ‘Sabugal Presépio’, o Museu do Sabugal acolhe uma exposição coletiva de presépios elaborados a partir de diferentes tipos de materiais.