“Sabugal Presépio – O Maior Presépio Natural” abre portas na sexta-feira

A Câmara Municipal do Sabugal revelou que o evento “Sabugal Presépio – O Maior Presépio Natural” acontece de 8 de dezembro a 7 de janeiro de 2024.

A inauguração do ‘Sabugal Presépio’, decorre no dia 8 de dezembro, pelas 15 horas, com a parada de Natal e o concerto pelo grupo Alma Mater. No dia 17 de dezembro, o maior presépio natural recebe o programa da RTP ‘Aqui Portugal’.

O Presépio é construído com recurso a materiais recolhidos na natureza, tais como troncos de castanheiros, heras e musgos, com uma ocupação de cerca de 1.500 m2. Esta recriação contempla diversas cenas bíblicas relacionadas com a Natividade, a uma escala em que os visitantes se sentem como parte integrante do mesmo.

Segundo a autaraquia,”a recriação do Presépio de Belém é complementada por um programa que oferece um conjunto de iniciativas para toda a família: momentos musicais, animação itinerante, oficinas dirigidas aos mais novos, mas também passeios de burro e de charrete”.

Na edição deste ano, a pista de gelo ecológica volta à sua paragem de origem: Largo da Fonte, espaço que serve igualmente de pano de fundo à exposição de sensibilização ambiental de Eco-Árvores criada por Instituições Particulares de Solidariedade Social, Associações e Comunidade Escolar. O Largo é ainda berço do Mercadinho de Natal, que oferece uma panóplia de produtos e de artesanato, uma iniciativa promovida em parceria com a ADES – Associação Empresarial do Sabugal. Com o objetivo de dinamizar o comércio local, as ‘Montras de Natal’ descortinam, uma vez mais, a criatividade dos comerciantes atendendo à temática dos elementos naturais. Tendo como mote o ‘Sabugal Presépio’, o Museu do Sabugal acolhe uma exposição coletiva de presépios elaborados a partir de diferentes tipos de materiais.


Conteúdo Recomendado