O evento, organizado pela Câmara Municipal do Sabugal tem como objetivo animar a cidade raiana durante o fim de semana e atrair visitantes nacionais e estrangeiros.
“Durante três dias, e recuando aos anos 50 do século XX, são muitas e variadas as atividades que animarão a antiga vila do Sabugal, tais como o ‘Granjo’ mercado do castelo e ‘Becas de Assuquires e Chingares’ ao luar, que, em gíria quadrazenha [que foi falada pelos habitantes da aldeia de Quadrazais nos tempos do contrabando], significa ‘Grande’ mercado do castelo e ‘Tabernas de comeres e beberes'”, segundo a autarquia.
“Sabugal Surpreenda os Sentidos” é um evento que se realiza anualmente no centro histórico do Sabugal e que reporta, em cada ano, a uma época específica distinta, “evocando-a no desenvolvimento de toda a temática e atividades e ações que constituem o mesmo”, salienta a organização, explicando que o evento deste ano alude aos anos de 1950.
“Esta ‘viagem’ centra-se na temática do contrabando e temáticas complementares”, lembra a autarquia em nota hoje enviada à agência Lusa.
Acrescenta que a proximidade da fronteira com Espanha “permitiu que o amanhar dos campos fosse acompanhado pela prática do contrabando, atividade que trazia mais rendimentos para a casa”.
Naquela época, a região do Sabugal era, durante o dia, “uma zona de agricultores” e, à noite, “de contrabandistas”, assinala.
“O contrabando, importação e exportação clandestina de mercadorias foi, assim, um importante expediente de que se serviram os habitantes desta região para melhorar as condições de vida. A proximidade com Espanha favorecia esta prática”, lembra a fonte, explicando que a partir de 1960 o contrabando deixou de se inscrever “na vertente de subsistência”.
Com o evento, a Câmara Municipal do Sabugal pretende “dinamizar todas as atividades ligadas ao turismo, reforçando e complementando a rede de produtos turísticos concelhios, por intermédio de iniciativas de interpretação da cultura local em épocas específicas, conjugadas num evento que fidelize públicos nacionais e internacionais”.
A iniciativa decorrerá em ambiente de feira, com tabernas, comerciantes e artesãos, e inclui a encenação de quadros da vida quotidiana da época recriada e também animação musical.
O programa inclui um concerto com o grupo Lucky Duckies, a projeção teatralizada do filme “Maria Papoila”, demonstrações e oficinas do jogo do pau, provas de produtos locais e folclore, entre outras iniciativas.