Rolo da Torah regressa a Trancoso 500 anos após a expulsão dos judeus de Portugal

O manuscrito será entregue, no domingo, durante uma cerimónia a realizar no âmbito do Seminário de Estudo e Reflexão Para Bnei Anusim.O Rolo da Torah (Sefer Torah) regressa no domingo a Trancoso, mais de 500 anos após a expulsão dos judeus de Portugal, anunciou a Câmara Municipal local. Segundo a autarquia presidida por Júlio Sarmento, […]

O manuscrito será entregue, no domingo, durante uma cerimónia a realizar no âmbito do Seminário de Estudo e Reflexão Para Bnei Anusim.O Rolo da Torah (Sefer Torah) regressa no domingo a Trancoso, mais de 500 anos após a expulsão dos judeus de Portugal, anunciou a Câmara Municipal local. Segundo a autarquia presidida por Júlio Sarmento, o Sefer Torah volta a existir em Trancoso “após a expulsão dos judeus decretada pelo rei D. Manuel I, em 1496, e posterior conversão forçada e a ação da Inquisição que dizimou a comunidade judaica trancosense de então”.
O manuscrito será entregue, no domingo, pelas 10 horas, durante uma cerimónia a realizar no âmbito do Seminário de Estudo e Reflexão Para Bnei Anusim “O Ciclo do Ano Judaico no Pensamento e na Lei Judaica”, que hoje começa naquela cidade do distrito da Guarda. A autarquia adianta que o Rolo da Lei Judaica será acolhido no espaço da Sinagoga Bet Mayim Hayim, localizado no Centro de Interpretação da Cultura Judaica Isaac Cardoso, no centro da antiga judiaria de Trancoso, construído por iniciativa da autarquia.
“Sendo um equipamento público construído por iniciativa da Câmara Municipal de Trancoso, que assim pretende criar uma estrutura que dê a conhecer o passado judaico em Trancoso, nas beiras e no país em geral e sobretudo na região transfronteiriça com Espanha, pretende-se que seja um ponto de difusão de conhecimento e estudo desse passado que marcou definitivamente a vida social, cultural e económica de Trancoso e sua região”, assinala a autarquia em comunicado. Acrescenta que a cerimónia de entrega da Torah contará com a presença de uma representação israelita constituída pelo presidente e fundador da Shavei Israel, Michael Freund, do rabino e diretor cultural da Shavei Israel, Eliahu Birnebahum e do rabino Karen Weinberg, de Israel.
A organização assinala que o evento reunirá judeus e descendentes de judeus portugueses “que ao longo de séculos preservaram, de geração em geração, em segredo, sem livros, apenas pela memória e sobretudo por ação dedicada das mulheres”, a fé “que se mantém viva até aos nossos dias”. A iniciativa tem o apoio da Câmara Municipal de Trancoso e da Trancoso Eventos – Entidade Empresarial Municipal.


Conteúdo Recomendado