Resistrela recolheu mais de mil toneladas de material reciclável em agosto

A Resiestrela, sistema de gestão e valorização de resíduos sólidos urbanos que agrega 14 municípios dos distritos da Guarda e Castelo Branco, recolheu em agosto mais de mil toneladas de material reciclado, um aumento em relação a 2014.

Segundo nota divulgada pela empresa, “este foi o primeiro mês, desde a criação da Resiestrela, em que foi ultrapassada a barreira dos três dígitos de materiais recicláveis vendidos para valorização (vidro, papel/cartão, plásticos e metais)”.

No total foram então recolhidas e posteriormente vendidas 1.010 toneladas de resíduos recicláveis, o que corresponde a um aumento de 07% face a igual período do ano transato.

Um resultado para o qual “contribuiu o empenho de todos os cidadãos que já aderiram à recolha seletiva e que diariamente fazem a correta separação e deposição das suas embalagens usadas nos ecopontos”, sublinha a nota, recordando que tal contribui para a melhoria do ambiente.

Além disso, a empresa dá ainda conta da “forte aposta no desenvolvimento da rede de ecopontos”, adiantando que vai proceder à implantação nos vários concelhos de cerca de 60 novos conjuntos para o depósito dos referidos resíduos, o que representa um aumento de 06%.

“Esta iniciativa, num investimento total de cerca de 75 mil euros, visa melhorar o nível de serviço prestado pela empresa a cerca de 200 mil cidadãos dos municípios utilizadores do sistema”, consta da informação.

Segundo a nota, a empresa também pretende alargar a mais municípios o serviço de recolha porta a porta de materiais recicláveis que atualmente é disponibilizado para os concelhos do Fundão, Guarda, Covilhã, Belmonte, Sabugal, Pinhel, Celorico da Beira e Penamacor.

Na área da sensibilização às populações, a Resiestrela promete continuar a desenvolver ações de sensibilização e consciencialização ambiental, nomeadamente em contexto escolar, como tem feito nos últimos anos.

A Resiestrela abrange os municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Meda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso, numa área total de 6.160 quilómetros quadrados.

Serve uma população de 197.709 habitantes.


Conteúdo Recomendado