Quercus lança projeto para combater a iliteracia energética no interior

A Quercus vai levar o projeto de educação energética “Consumidor Informado, Consumidor Poupado” ao interior do país, nas regiões do Alentejo e Centro, e está à procura de dez agregados familiares interessados em participar.

Para este projeto específico, a Quercus está à procura de “famílias com menos acesso disponível à internet e menos alertadas” para a temática, querendo, com a iniciativa, avaliar “diretamente os hábitos de consumo energético e de água” em dez agregados das regiões das Beiras e Serra da Estrela, Beira Baixa, Alto Alentejo, Alentejo Central e Baixo Alentejo, informou hoje a associação ambientalista, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

O projeto vai contar com um diagnóstico do perfil de cada agregado familiar e um histórico do consumo de água e energia nas suas habitações.

“As visitas presenciais permitirão o levantamento de dados, necessários para a avaliação do potencial de poupança dessas famílias pela alteração de hábitos de consumo e eventual substituição de equipamentos por modelos mais eficientes. As recomendações focarão a utilização de equipamentos, a iluminação, o aquecimento de águas sanitárias, o consumo de eletricidade, água e gás e a melhoria do conforto higrotérmico das suas habitações, tirando partido dos princípios da climatização passiva e da construção sustentável”, salienta a Quercus.

O projeto, apoiado pelo Fundo do Consumidor, conta com a colaboração de 600 juntas de freguesia que vão facilitar a identificação de potenciais participantes no estudo, para além de depois funcionarem como “um veículo privilegiado de transmissão de informação” à restante população da autarquia.

A participação no projeto é gratuita, sendo que as famílias interessadas podem enviar um e-mail para consumidorpoupado@quercus.pt ou telefonar (217788474), até ao dia 24.




Conteúdo Recomendado