Para a evolução positiva no arranque do ano foi determinante, por um lado, a recuperação do mercado europeu, marcado por seis anos consecutivos de perdas nas vendas de automóveis, e, por outro, pela força que as marcas do grupo ganharam na China.
De acordo com o “Faro de Vigo”, as vendas da PSA na Europa totalizaram 442.919 veículos, mais 16% face ao primeiro trimestre de 2012, enquanto na China subiram 18,3% para 169.197 unidades, o que levou o grupo a rever em alta as previsões para o mercado chinês, em torno dos 10%. O europeu deverá crescer 3%. O jornal galego assinala que a China superou pela primeira vez o mercado francês.
O bom desempenho da Europa e da China contrastam com as perdas ocorridas nos mercados da América Latina (-14,5%) e da Rússia (-7,9%). No Brasil, a empresa teve mesmo de eliminar turnos de produção e reduzir postos de trabalho.
As vendas geraram receitas 13,2 milhões de euros, mais 1,9% do que um ano antes.
Os modelos Peugeot 308 e os Citroën C4 Picasso foram dos que tiveram mais êxito.