Projeto “Sabor de Terra" leva dança a cinco municípios das Beiras e Serra da Estrela

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela vai realizar cinco espetáculos de dança, no âmbito do projeto “Sabor de Terra”, que constitui a componente de dança do festival “Cultura em Rede”.

Segundo a CIM-BSE, que hoje apresentou a programação dos espetáculos de dança numa conferência de imprensa realizada no castelo de Belmonte, o festival “Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela”, a desenvolver nos meses de julho e agosto, visa animar os centros históricos e urbanos da região.

O programa consiste na promoção de espetáculos de dança, música e teatro em cada um dos 15 municípios que integram aquela Comunidade Intermunicipal.

Na vertente da dança, o projeto comunitário intitula-se “Sabor de Terra” e é realizado em parceria com a CARB – Cooperativa Artística da Raia Beirã, que “reinventa e reinterpreta os costumes e histórias da região”, segundo a fonte.

De acordo com a CIM-BSE, participam no projeto artístico habitantes dos concelhos da Guarda, Sabugal, Fundão, Belmonte e Covilhã.

Os espetáculos de dança estão agendados para Belmonte (dia 13 de julho), Sabugal (21), Guarda (28), Covilhã (03 de agosto) e Fundão (10).

Na conferência de imprensa de apresentação do projeto, António Ruas, primeiro secretário executivo da CIM-BSE, disse que o projeto pioneiro “envolve pessoas dos oito aos 80 anos, na dinamização cultural do território das Beiras e Serra da Estrela”.

“Envolvendo cinco municípios, os espetáculos de dança vão permitir conhecer o nosso património cultural, com visitas encenadas aos fins de semana durante os meses de julho e agosto”, afirmou.

Ainda de acordo com António Ruas, a iniciativa “deverá ajudar a potenciar” a candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura em 2027.

Segundo a CIM-BSE, o “Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela” é um projeto que tem como objetivo “consolidar uma rede territorial e institucional vocacionada para a projeção e divulgação do território e da sua identidade, fortemente alicerçada na promoção da cultura e do turismo cultural, cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional”.

“O programa está direcionado para a animação dos centros históricos e urbanos da região e consiste num espetáculo de dança, música e teatro em cada um dos 15 municípios que integra esta Comunidade Intermunicipal”, refere.

A ação inclui ainda uma rota de visitas guiadas encenadas, focadas na cultura e história do território de forma contemplativa e interativa.

Segundo a fonte, o concelho de Seia marca o arranque da edição 2019 do projeto, que começa no dia 02 de julho e termina no dia 10 de agosto, nos concelhos do Fundão e Mêda.

A iniciativa é liderada pela CIM-BSE e tem a participação dos concelhos de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Gouveia, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Seia, Trancoso e da Associação de Municípios da Cova da Beira.


Conteúdo Recomendado