Segundo a CIM-BSE, que hoje apresentou a programação dos espetáculos de dança numa conferência de imprensa realizada no castelo de Belmonte, o festival “Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela”, a desenvolver nos meses de julho e agosto, visa animar os centros históricos e urbanos da região.
O programa consiste na promoção de espetáculos de dança, música e teatro em cada um dos 15 municípios que integram aquela Comunidade Intermunicipal.
Na vertente da dança, o projeto comunitário intitula-se “Sabor de Terra” e é realizado em parceria com a CARB – Cooperativa Artística da Raia Beirã, que “reinventa e reinterpreta os costumes e histórias da região”, segundo a fonte.
De acordo com a CIM-BSE, participam no projeto artístico habitantes dos concelhos da Guarda, Sabugal, Fundão, Belmonte e Covilhã.
Os espetáculos de dança estão agendados para Belmonte (dia 13 de julho), Sabugal (21), Guarda (28), Covilhã (03 de agosto) e Fundão (10).
Na conferência de imprensa de apresentação do projeto, António Ruas, primeiro secretário executivo da CIM-BSE, disse que o projeto pioneiro “envolve pessoas dos oito aos 80 anos, na dinamização cultural do território das Beiras e Serra da Estrela”.
“Envolvendo cinco municípios, os espetáculos de dança vão permitir conhecer o nosso património cultural, com visitas encenadas aos fins de semana durante os meses de julho e agosto”, afirmou.
Ainda de acordo com António Ruas, a iniciativa “deverá ajudar a potenciar” a candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura em 2027.
Segundo a CIM-BSE, o “Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela” é um projeto que tem como objetivo “consolidar uma rede territorial e institucional vocacionada para a projeção e divulgação do território e da sua identidade, fortemente alicerçada na promoção da cultura e do turismo cultural, cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional”.
“O programa está direcionado para a animação dos centros históricos e urbanos da região e consiste num espetáculo de dança, música e teatro em cada um dos 15 municípios que integra esta Comunidade Intermunicipal”, refere.
A ação inclui ainda uma rota de visitas guiadas encenadas, focadas na cultura e história do território de forma contemplativa e interativa.
Segundo a fonte, o concelho de Seia marca o arranque da edição 2019 do projeto, que começa no dia 02 de julho e termina no dia 10 de agosto, nos concelhos do Fundão e Mêda.
A iniciativa é liderada pela CIM-BSE e tem a participação dos concelhos de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Gouveia, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Seia, Trancoso e da Associação de Municípios da Cova da Beira.