A 2ª edição do projeto “Filosofia para Crianças” arrancou no dia 1 de outubro, em Penamacor. No primeiro dia foram realizadas atividades com os alunos do 4º ano, que refletiram sobre a importância da leitura e do poder dos livros em dar asas à imaginação. O conto infantil explorado foi “A Montanha de Livros mais alta do Mundo” de Rocio Bonilla. No dia 3 de outubro, quinta-feira, é a vez dos alunos do 2º ano experimentarem a sensação de serem pequenos filósofos.
A iniciativa decorre até ao final do ano letivo, todas as terças e quintas-feiras, destinada a todos os alunos do 1º ciclo (turmas do 1º, 2º, 3º e 4º anos), e aplicada em pequenos grupos, contando com uma formadora certificada pelo Centro de Formação de Educadores e Professores da Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática.
Segundo uma nota da autarquia, este programa educativo é promovido pelo Gabinete de Ação Social e Educação do Município, com a colaboração do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches e tem como principal objetivo colocar em prática a arte de pensar de uma forma criativa, crítica e afetiva, desenvolvendo assim competências cognitivas, afetivas e sociais das crianças através de metodologias educativas variadas. Trata-se de um projeto que procura responder desta forma, à estimulação de aprendizagens ao nível da linguagem, comunicação e pensamento crítico, bem como promover os relacionamentos interpessoais saudáveis, a concentração e o relaxamento.
O Projeto Filosofia para Crianças surge no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), elaborado pelo Município de Penamacor, tendo como principal objetivo o desenvolvimento de medidas educativas orientadas para a promoção da inclusão, do sucesso educativo e da redução e prevenção do abandono escolar precoce. O financiamento do PIICIE é liderado pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, atribuído pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Social Europeu.