Projeto de criação artística anima aldeia do concelho de Seia durante quatro dias

A aldeia de Frádigas, no concelho de Seia, distrito da Guarda, recebe de sexta a segunda-feira um projeto de criação artística de dois músicos que irá animar a povoação e envolver a comunidade.

O projeto “à escuta: CATÁLOGO POÉTICO” é desenvolvido por Joana Sá (pianista e compositora) e Luís J. Martins (guitarrista e compositor), na aldeia de Frádigas, na freguesia de Vide, Seia, na Serra da Estrela, num processo que envolve a comunidade local e de trabalho colaborativo com vários parceiros.

A iniciativa, que visa criar um catálogo poético de instalações/performances interdisciplinares (musicais, sonoras, arquitetónicas e visuais) na aldeia e na sua envolvente, abre-se ao público e convida “à escuta e à exploração” da localidade e do Parque Natural da Serra da Estrela.

A organização refere em comunicado enviado à agência Lusa que os quatro dias de apresentações públicas “irão proporcionar diferentes experiências do território, através de um conjunto de instalações e performances concebido e desenvolvido pelos músicos Joana Sá e Luís J. Martins e o coletivo/’workshop’ de arquitetura e construção em madeira Camposaz”.

Um novo percurso na envolvente da aldeia de Frádigas, desenvolvido com o Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), será inaugurado no evento e poderá ser experienciado através de passeios interpretativos realizados pelo CISE e pelo Geopark Estrela.

“Como experiência complementar, um painel interpretativo será criado e colocado pelo Geopark Estrela e poderá ser consultado pelos visitantes”, acrescenta.

De acordo com a nota, ainda no contexto das apresentações públicas e passeios, os espetadores poderão visitar e usufruir de um mercadinho de produtores locais, organizado pelo Movimento Estrela Viva (MEV).

No âmbito da mesma parceria, será lançado o projeto ‘Pontes para o Rio Alvoco’, com um encontro de associações locais, também promovido pelo MEV.

Por sua vez, a Rede das Aldeias de Montanha “irá propor um novo desafio à aldeia, numa sessão de cocriação que convida a refletir e pensar o futuro do espaço da escola”, lê-se.

Será também realizada uma “Assembleia: à escuta”, com parceiros colaboradores do projeto e a comunidade.

“Partindo do processo de trabalho colaborativo e da experiência concreta do território, esta assembleia procurará refletir sobre os problemas da desertificação, isolamento, incêndios florestais, alterações climáticas, etc.”, é referido.

Ainda de acordo com o comunicado, para além de todas estas propostas, “uma publicação reunirá várias contribuições de parceiros, num outro catálogo poético, também a diversas vozes”.

“Tanto o formato do evento como o da publicação refletem o caráter colaborativo e interdisciplinar do projeto. ‘à escuta: CATÁLOGO POÉTICO’ será assim constituído por obras fragmentárias que se relacionam e ressoam entre si, mas que se encontram dispersas pela envolvente da aldeia, procurando captar à distância a escuta e o olhar atentos e curiosos do público”, lê-se.

O projeto conta com apoios da Direção-Geral das Artes e do Compete 2020 – Portugal 2020 – União Europeia (FEDER) e tem como parceiros o município de Seia, a candidatura Guarda 2027, o Conservatório de Música de Seia – Collegium Musicum e a EPSE- Escola Profissional da Serra da Estrela, entre outros.


Conteúdo Recomendado