Projeto de alta conectividade da CIMBSE é de “suprema importância”

Segundo a ministra, o memorando é “da maior importância para a região, e se é importante para a região, é importante para o país”.

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, considerou de “suprema importância” o desenvolvimento do projeto “RE – CONNECT – Alta Conectividade e Convergência Digital em Baixa Densidade” pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela.

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) realizou ontem, na Guarda a cerimónia de assinatura de um memorando de entendimento com a Altice e mais 31 entidades parceiras, para o desenvolvimento do projeto tecnológico que irá candidatar ao próximo quadro comunitário.

Ana Abrunhosa, que discursou no encerramento da sessão, referiu que o projeto de conectividade digital é “da suprema importância” para o território e admitiu que poderá ser “uma inspiração e uma referência” para outras regiões.

Segundo a ministra, o memorando é “da maior importância para a região, e se é importante para a região, é importante para o país”.

“É uma prioridade do nosso Governo, e tem que ser uma prioridade do nosso país, assegurar a conectividade digital em todo o interior, pois sabemos que a conectividade digital é um instrumento de desenvolvimento e de competitividade da economia, mas [também] de coesão social e territorial”, referiu.

Ana Abrunhosa sublinhou a importância da conectividade digital para o território da CIMBSE, referindo que, sem ela, não é possível “usar as novas tecnologias naquilo que hoje é já corrente em vários países”, como na agricultura, na vigilância da floresta e na saúde, entre outros setores.

“É imperioso e urgente que esta conectividade chegue, de facto, a todo o nosso território e que inclua banda larga fixa e móvel e que seja de qualidade”, desejou.

No âmbito do próximo quadro comunitário está previsto “um pacote financeiro” que permitirá lançar concursos públicos internacionais para “cobrir com banda larga fixa todos os territórios do interior”, assinalou a governante.

“A nossa preocupação, através do concurso que utilizará fundos comunitários do próximo quadro comunitário, que chamamos Portugal 2030, será com a conectividade digital, mas no que toca ao serviço fixo”, esclareceu.

Ana Abrunhosa disse, ainda, que ficou orgulhosa com o projeto de Alta Conectividade e Convergência Digital em Baixa Densidade da CIMBSE, considerando-o “a cara da coesão territorial”.

O acordo hoje celebrado visa a criação de uma “aliança” ou “ecossistema” para o desenvolvimento de projetos em sede de Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Portugal 2030 e em outros instrumentos de financiamento público aplicáveis, segundo a CIMBSE.

“Queremos que o nosso território seja atrativo para os nossos residentes, mas também para os novos residentes”, disse o presidente da CIMBSE, Luís Tadeu.

O presidente da autarquia da Guarda, Carlos Chaves Monteiro, afirmou que os municípios das Beiras e Serra da Estrela “são os territórios certos” para projetos-piloto que garantam uma maior conectividade.

Nuno Nunes, da Altice, considerou que o protocolo celebrado “é de uma responsabilidade tremenda” para todos os parceiros envolvidos.

A CIMBSE é constituída pelos municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Gouveia, Guarda, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Seia, Trancoso.


Conteúdo Recomendado