Projeto da Eurocidade apresentado amanhã em Vilar Formoso

No dia em que serão reabertas as fronteiras entre Portugal e Espanha, o CEDET – Centro de Desenvolvimento Transfronteiriço, em Vilar Formoso irá acolher a apresentação do projeto que integra Almeida, Vilar Formoso Fuentes de Oñoro e Ciudad Rodrigo.

Amanhã, dia 1 de julho, e a propósito do anúncio oficial da reabertura das fronteiras entre Portugal e Espanha, o Município de Almeida, a Junta de Freguesia de Vilar Formoso, em estreita colaboração com os Ayuntamientos de Fuentes de Oñoro e Ciudad Rodrigo irão promover um ato simbólico de congratulação e cooperação entre estes dois países, com a abertura oficial da fronteira em cada um dos sentidos.

Também, no mesmo dia, como ato inaugural das sessões, e reforçando o simbolismo da cooperação e da coesão para o desenvolvimento deste território da raia, o arranque será dado pela apresentação do projeto da Eurocidade, que integra Almeida, Vilar Formoso, Fuentes de Oñoro, Ciudad Rodrigo. Será no CEDET, em Vilar Formoso, com a intervenção de cada um dos representantes, a partir das 10h00.

Devido à pandemia da Covid-19, as fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha encontram-se encerradas desde o dia 16 de março. “Os efeitos desse encerramento foram duramente sentidos pela população local de cada um dos lados, e também pelo comércio e atividades económicas que revelaram até ao momento quebras demasiado penalizadoras nos negócios”, refere o Município de Almeida.

A propósito da reabertura das fronteiras, para António Machado, Presidente da Câmara Municipal de Almeida, “o momento é de apelo à união, já que a realidade preocupante é partilhada tanto pela raia portuguesa como pela espanhola”. O autarca sublinha ainda que “tratando-se da fronteira mais antiga da Europa – a de Vilar Formoso e Fuentes de Oñoro -, organizar e dar provas da nossa cooperação no dia 1 de Julho reveste-se ainda de mais importância, pelo que espero que os Governos de ambos lados não se esqueçam do nosso território e não abandonem as pessoas, as empresas e todos os que lutam arduamente por manter vivo este espaço geográfico”. Acerca do projeto da Eurocidade, “este é mais um passo dado em prol da cooperação e que evidencia, de forma clara e inequívoca, as boas relações institucionais e a certeza de que os resultados serão benéficos, pela prioridade dada à captação de investimento, à revitalização do tecido empresarial e à partilha de recursos”, refere ainda.

ACTO 1 – APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE CONSTITUIÇÃO DA EUROCIDADE
Local: Vilar Formoso, CEDET – espaço exterior
10h00 – Intervenções dos parceiros do projeto:
Presidente da Câmara Municipal de Almeida
Alcalde del Ayuntamiento de Fuentes de Oñoro
Alcalde del Ayuntamiento de Ciudad Rodrigo
10h30 – Conferência de Imprensa
ACTO 2 – REABERTURA DA FRONTEIRA ‘Vilar Formoso (Portugal) – Fuentes de Oñoro (Espanha)’ nos dois sentidos
11h00 – Sessão de boas vindas às autoridades (Polícia Nacional de Espanha; Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e Guarda Nacional Republicana de Portugal) e demais convidados
11h30 – Ato simbólico de retirada das barreiras
ACTO 3 – MINUTO DE SILÊNCIO PELAS VÍTIMAS DA COVID-19
11h45 – Minuto de silêncio


Conteúdo Recomendado