Já são conhecidos os vencedores da oitava edição dos Prémios AHRESP, que distingue empresas, instituições, estabelecimentos, regiões, eventos, produtos, serviços e profissionais dos setores da Restauração, do Alojamento e da Promoção Turística em Portugal. Tratou-se da edição mais participada de sempre desde 2015, com 424 candidaturas que foram votadas pelo público e por um júri. Carlos Moura, presidente da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), considerou a Gala de Prémios como “um dia extraordinário de festa, um dia de orgulho no nosso País e nas nossas pessoas, traduzido num evento que distinguiu os melhores entre os melhores, motores da restauração, do alojamento e da promoção turística, no País e além-fronteiras; empresas, profissionais e projetos”.
Na presença do ministro da Economia, Pedro Reis, foram anunciados e subiram ao palco os vencedores de 2024. Nas categorias votadas pelo público entre os premiados, destacam-se Lídia Brás, do restaurante Stramuntana, no Porto, na categoria “Embaixador Gastronómico”, Solar dos Presuntos, em Lisboa, como “Melhor Restaurante”, Herdade da Malhadinha Nova, em Beja, como “Melhor Alojamento Turístico”, e Cooking and Nature Emotional Hotel, em Porto de Mós, na categoria “Sustentabilidade Ambiental”. O chef Vítor Adão, que lidera os restaurantes Plano e Planto, em Lisboa, foi distinguido como “Jovem Empreendedor”, e Sandra Teixeira, da Cozinha dos Lóios, no Porto, recebeu o prémio “Profissional do Ano”.
Como “Destino Revelação” foi premiada a Rota Açores e na nova categoria “Marcas à Mesa e Marcas na Cama”, o grande vencedor foi a plataforma de reservas Book in Xisto que, recorde-se, em 2020 tinha já conquistado o PNT – Prémio Nacional de Turismo, na categoria “Turismo em Rede”. Bruno Ramos, coordenador da ADXTUR (Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto) dedicou o prémio a todos os associados da plataforma de reservas que considera “a porta de entrada para descobrir o que de melhor o território tem para oferecer em hotelaria, restauração e animação turística”.
Relativamente aos troféus “Prestígio”, atribuídos pela Comissão de Honra dos Prémios AHRESP elegeu o chef Anthony Gonçalves, na categoria “Portugueses Lá Fora”, e Fernando Nunes, que lidera o grupo Visabeira, como “Personalidade do Ano”. O prémio especial “Mário Pereira Gonçalves” foi atribuído a D. Jorge Ortiga, até 2021, arcebispo de Braga, por ter sido “o principal impulsionador e promotor da candidatura do Santuário do Bom Jesus a Património Mundial da UNESCO” e, por tal, “uma figura central do impulso da oferta turística de Braga nas últimas duas décadas”.
Pode consultar AQUI a lista completa dos vencedores dos Prémios AHRESP 2024.